Clicky

Você já viu as polêmicas esculturas do Papa Francisco deixando cair um bebê e gargalhando? - Altair Fonseca
Escultura de Pablo Maire é uma afronta à Igreja Católica
Notícias e análises

Você já viu as polêmicas esculturas do Papa Francisco deixando cair um bebê e gargalhando?

Três polêmicas esculturas do Papa Francisco demonstram que no mundo do politicamente correto, ninguém mais pode ser ofendido, mas a Igreja Católica, na Imagem do seu pontífice pode ser afrontada à vontade. Nos levantemos em oração, e também na ação, ao denunciar todo o tipo de abuso e perseguição aos cristãos católicos em todo o mundo.

Veja também:

As polêmicas esculturas do Papa Francisco

Uma escultura tripla trazendo a figura do Papa Francisco derrubando um bebê e caindo na gargalhada causou polêmica no México. Criada pelo artista chileno Pablo Maire, a obra é uma crítica à Igreja Católica e toda a sua hierarquia que, segundo o artista, perpetua um modelo “violento e anacrônico”.

Intitulado “Tchau Tradição”, o conjunto de esculturas mostra uma sequência onde o Papa Francisco: 1) Embala um bebê; 2) Solta o bebê que cai; 3) Gargalha ao ver o bebê despedaçado no chão. A aberração faz parte da mostra Químicas Ácidas, exibidas de 22 de agosto até 19 de setembro na galeria Aguafuerte, da Cidade do México.1

Escultura do Papa Francisco derrubando um bebê causa polêmica
Escultura do Papa Francisco derrubando um bebê e sorrindo causa polêmica

Por que a escultura é ofensiva?

Talvez ainda não esteja claro para uma boa parte do público, então precisamos esclarecer porque a escultura é ofensiva.

A Arquidiocese Primaz do México ainda não emitiu nota de repúdio sobre o conteúdo da exposição, mas o ex-diretor de comunicação da arquidiocese, pe. Hugo Valdemar, definiu a obra “Tchau Tradição” como “zombaria infame”. Em declarações à agência de notícias ACI Prensa, ele afirmou:

“A Igreja Católica sempre defendeu a vida desde a concepção até o seu fim natural. Usar a figura do Papa para mostrar profundo desprezo pela vida de uma criança é monstruoso e ofensivo para os católicos. É uma zombaria à inquebrantável defesa que a Igreja faz da vida e da dignidade da pessoa. É uma zombaria infame, que nós, católicos, não podemos tolerar”.

O sacerdote registrou que as agressões cometidas por autodeclarados “artistas” contra a sensibilidade religiosa em geral e contra a fé católica em particular têm aumentado notavelmente nos últimos anos “porque é um caminho fácil” para seus autores:

“Dada a mediocridade dos artistas, dada a falta de verdadeiro talento e criatividade, eles sabem que, se tomarem os símbolos ou pessoas relacionadas à fé católica de forma irreverente, conseguirão impactar o público não por sua genialidade, ou pelo trabalho supostamente artístico, mas por causa do escândalo e da indignação que causam. Recorrer à blasfêmia e ao escândalo é o recurso da mediocridade e da nulidade artística. Quanto maior o escândalo e a indignação, mais satisfeitos seus autores se sentem, porque conseguem a atenção do público que tanto desejam e que jamais conseguiriam com a insignificância e a mediocridade de suas obras”.2

O crimes contra o sentimento religioso

Constituição de 1988, em seu artigo quinto, inciso VI, dispõe “ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção de culto e suas liturgias”.

Dispõe o Código Penal, no artigo 208:

Art. 208 Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Parágrafo único – Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.3

Uns podem dizer: “mas agora não pode ter bom humor? Foi só uma brincadeira!”

Padre Paulo Ricardo nos ajuda a ter discernimento sobre a virtude do bom humor resumida em uma palavra: Eutrapelia.

“Esta palavra antiga, hoje infelizmente esquecida, vinda do grego e que significa ‘alegria, brincadeira, bom humor’, é uma virtude importante, que também se traduziu em arte, uma arte especial, que graças a Deus há séculos não sai de moda, e que se expressa por meio da literatura, do teatro, do desenho e muito mais. É a arte de fazer as pessoas rirem. O bom humor, muito diferente da sátira, que consiste não tanto no rir, mas no zombar”.4

É importante deixar clara a diferença entre o bom humor e a sátira nefasta que concretiza a zombaria. Zombaria que é condenada em vários trechos da Palavra de Deus.

Pequeno alerta aos zombadores de plantão
Pequeno alerta aos zombadores de plantão

Finalizo este conteúdo pedindo que você esteja em constante oração pela Igreja e pelos seus pastores e fiéis, tão perseguidos de diversas maneiras ao redor do mundo. Faça a sua parte também compartilhando para que mais pessoas possam tomar conhecimento.

Referências:

  1. EFE. Escultura do Papa Francisco jogando bebê causa polêmica no México. Agência EFE. Cidade do México, 2022. Disponível em: <https://www.efe.com/efe/america/cultura/una-escultura-del-papa-francisco-tirando-a-un-bebe-causa-polemica-en-mexico/20000009-4871975>. Acesso em: 30 ago. 2022.
  2. VÊNETO, Francisco. Escultura “Tchau Tradição” mostra Papa dando gargalhada após despedaçar bebê no chão. Aleteia. Brasil, 2022. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2022/08/26/escultura-tchau-tradicao-mostra-papa-dando-gargalhada-apos-despedacar-bebe-no-chao/>. Acesso em: 30 ago. 2022.
  3. ROMANO, Rogério. Crimes contra o sentimento religioso. Jusbrasil. Brasil, 2022. Disponível em: <https://rogeriotadeuromano.jusbrasil.com.br/artigos/1496804894/crimes-contra-o-sentimento-religioso>. Acesso em: 30 ago. 2022.
  4. GULISANO, Paolo. Eutrapelia: a virtude do bom humor. Padrepauloricardo. Goiânia, 2018. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/blog/eutrapelia-a-virtude-do-bom-humor>. Acesso em: 30 ago. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *