Clicky

Evangelizar não é fazer lavagem cerebral - Altair Fonseca
Evangelizar não é fazer lavagem cerebral
Reflexões e Meditações / Vídeos

Evangelizar não é fazer lavagem cerebral

Ao contrário do que muita gente pensa, evangelizar não é fazer lavagem cerebral e induzir o outro a concordar com o seu ponto de vista através da engenhosidade humana. Não é pela argumentação perspicaz, pelos efeitos especiais ou jogo de luzes que alguém se convence da verdade. A própria verdade por si só já é capaz de converter, o problema é que muitos deixaram de propagá-la.

Veja também:

Evangelizar não é fazer lavagem cerebral!

Quantos por aí não estão tentando como que empurrar uma verdade goela abaixo, como se essa fosse a única maneira, com a desculpa de que é urgente evangelizar? Essa falta de discernimento pode causar mais prejuízos do que benefícios a qualquer tipo de apostolado.

Se tem uma coisa que a verdade não faz é manipular. A verdade liberta mesmo e no vídeo a seguir, padre Paulo Ricardo é direto e reto ao resumir este tema. Assista:

Evangelizar não é fazer lavagem cerebral!

Quem procura a verdade procura a Deus

Há um grande vazio no interior mais íntimo de cada ser humano, um vazio que só pode ser preenchido por algo completo e eterno, a Verdade Eterna: Deus. Como nos ensina Santo Agostinho, nosso coração anda inquieto enquanto não repousar em Deus.1 Quem percebe esse vazio e busca a solução para os mais profundos problemas existenciais está, mesmo que inconscientemente, buscando a Deus. Santa Teresa Benedita da Cruz atesta essa verdade:

Para quem procura a verdade
Para quem procura a verdade

A resposta tão procurada

Ao encontrar a tão esperada resposta no Senhor, coração convencido da verdade deseja ardentemente se unir cada vez mais a Deus. É o que ilustra a vida de Santo Agostinho: “Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anseio por Ti. Provei-Te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por Tua paz.2 Podemos ver aí como o encontro com Deus muda radicalmente a perspectiva de vida da pessoa. É esse contato com a verdade que realiza o milagre quando encontra um coração humilde e aberto.

O encontro com a Verdade transforma o mundo

Se desejamos cuidar de nós mesmos apropriadamente, teremos que respeitar a nós mesmos — mas não fazemos isso, pois somos — pelo menos em nossos próprios olhos — criaturas caídas. Se vivêssemos na Verdade; se falássemos a Verdade — então, poderíamos caminhar com Deus novamente e respeitar a nós mesmos, os outros e o mundo. Então, poderíamos cuidar de nós mesmos como cuidamos das pessoas de quem gostamos. Poderíamos nos empenhar para colocar o mundo em ordem. Poderíamos orientá-lo em direção ao Céu, onde gostaríamos que as pessoas de quem gostamos habitassem, em vez do Inferno, onde nosso ressentimento e ódio condenariam a todos eternamente.3

Referências:

  1. AGOSTINHO, Santo. Confissões. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1955.
  2. Ibid.
  3. PETERSON, Jordan. 12 regras para a vidaum antídoto para o caos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *