Clicky

A terrível morte de Archie Battersbee após desafio do TikTok é uma derrota para a humanidade - Altair Fonseca
A terrível morte de Archie Battersbee
Notícias e análises

A terrível morte de Archie Battersbee após desafio do TikTok é uma derrota para a humanidade

A família do pequeno Archie Battersbee, de apenas 12 anos, confirmou no último sábado (06/08), a sua morte após quatro meses em coma. A tragédia teria acontecido depois de um desafio do TikTok e fica como alerta para os pais que não supervisionam seus filhos nas perigosas redes sociais.

Veja também:

Entenda o caso

A família informou que o menino foi encontrado inconsciente em casa há quatro meses. As suspeitas levam a crer que o menino tenha participado de um maligno desafio proposto por uma rede social. Os médicos decretaram dano cerebral irreversível e sugeriram desligar os aparelhos de suporte à vida.

A família cristã discordou da decisão e travou uma longa disputa judicial para tentar manter Archie nas máquinas, mas perdeu em todas as instâncias legais. “Ele lutou até o fim”, disse a mãe do menino após anunciar a sua morte.

Santa Sé sobre a morte de Archie Battersbee: “humanidade derrotada”

O caso repercutiu mundialmente e também foi comentado pela Pontifícia Academia para a Vida, que publicou uma mensagem no Twitter em que se posiciona sobre a morte do garoto inglês. “Quando a vida de alguém é decidida por um tribunal de justiça, a humanidade é derrotada”, afirma o texto.

A instituição vaticana é presidida por Dom Vincenzo Paglia, que assegurou suas orações por Achie e sua família. O prelado ainda se referiu à “necessidade de encontrar melhores formas de mediação através das quais pais e profissionais da saúde possam chegar a acordos comuns e evitar complexos procedimentos legais”.

Eutanásia

Mesmo que queiram dar um nome mais bonito como “morte planejada” ou coisa do tipo, o ensinamento da Igreja é muito claro sobre o caso. Ao contrário do que você tem ouvido por aí, para Deus e Sua Igreja, todas as vidas importam.

Todas as vidas importam
Todas as vidas importam

O Catecismo completa:

2278. “A cessação de tratamentos médicos onerosos, perigosos, extraordinários ou desproporcionados aos resultados esperados, pode ser legítima. É a rejeição do ‘encarniçamento terapêutico’. Não que assim se pretenda dar a morte; simplesmente se aceita o fato de a não poder impedir. As decisões devem ser tomadas pelo paciente se para isso tiver competência e capacidade; de contrário, por quem para tal tenha direitos legais, respeitando sempre a vontade razoável e os interesses legítimos do paciente”.

No caso de Archie Battersbee, essas questões não foram respeitadas, já que a família lutava por sua vida.

Perigo para as crianças nas redes sociais

TikTok Blackout Challenge
TikTok Blackout Challenge

Hollie Dance, mãe de  Archie Battersbee, acredita que a morte do garoto foi o resultado de um maligno desafio viral da rede social Tik Tok, conhecido como “Blackout Challenge”, que consiste em apertar o pescoço até perder a consciência por falta de oxigênio. Essa aberração também é popularmente conhecida como “desafio de asfixia” ou “desafio de desmaio”.

A rede social TikTok já foi processada pelas famílias de duas meninas que teriam morrido enquanto participavam deste desafio. Os pais relataram que o algoritmo do TikTok “intencional e repetidamente” enviou vídeos do “Blackout Challenge” para o feed de notícias das meninas, convencendo-as a participar.

O TikTok também foi processado em maio pela família de Nylah Anderson, de 10 anos. A criança morreu em dezembro passado após tentar o mesmo desafio. Tawainna Anderson, mãe da criança, acusou o TikTok de negligência, alegando que o desafio foi “lançado à frente” da sua filha através do seu feed.

Orar e vigiar

Pais e responsáveis precisam se unir em oração para que caiam por terra todas as ciladas que o maligno usa para atacar nossas crianças. A vigilância também vale no sentido literal da palavra, já que meninos e meninas não podem ser deixados totalmente livres no mundo virtual, que como vimos, possui muitos perigos. Rezemos também pelas almas de Archie Battersbee, Nylah Anderson e todos que se foram nesta triste situação.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *