Clicky

Como um católico deve se comportar na Santa Missa? Será que você está fazendo errado? - Altair Fonseca
Como participar da Santa Missa
Conhecimento da Igreja Católica

Como um católico deve se comportar na Santa Missa? Será que você está fazendo errado?

Qual é o comportamento adequado durante a Santa Missa? Diante de tantas distrações e atitudes incompatíveis, torna-se necessária uma meditação sobre este ponto. Será que entendemos o valor real do sacrifício do altar ou temos uma atitude de desprezo e distração?

Veja também:

Com que sentimentos devemos participar da Santa Missa?

No livro Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, Pe. Jean Croiset nos ensina quais os sentimentos adequados:

“Aqueles que ouvem a Missa devem ser persuadidos de que não há ato na vida que devam realizar com mais reverência, atenção e devoção do que este. Como a Missa não é outra coisa senão a representação do Sacrifício da Cruz e, ao mesmo tempo, o verdadeiro sacrifício da mesma vítima sacrificada no Calvário, ou seja, de Jesus Cristo que ainda se oferece a Seu Pai como holocausto para a expiação de nossos crimes, aplicando-nos o preço do Sangue que derramou por nós na cruz, devemos assistir à Missa com os mesmos sentimentos que teríamos se estivéssemos presentes à morte do Salvador no Calvário; ou melhor, devemos tentar cultivar esses sentimentos (os sentimentos de sua Mãe e do Discípulo Amado)”.

Não podemos participar da Santa Missa de qualquer jeito
Não podemos participar da Santa Missa de qualquer jeito

Que postura devemos ter na Santa Missa?

No mesmo livro, Pe. Croiset prossegue:

“Modéstia, recolhimento interior, grande silêncio, postura humilde e profundo respeito são disposições necessárias: mas são inúteis quando não animadas de uma fé viva. Devemos crer e meditar muitas vezes sobre o que acreditamos. Estamos em um lugar santificado pela presença de Jesus Cristo e repleto da majestade de Deus, a quem viemos prestar nossos respeitos e pedir as graças de que precisamos. Estamos assistindo a um sacrifício em que Jesus Cristo é a vítima e é por nós que se oferece: é possível que creiamos nisso e sejamos tíbios e desrespeitosos?”

O Santo Sacrifício da Missa não precisa de enfeites

O Santo Sacrifício da Missa não pode ser adaptado ao gosto do público e cumulado de penduricalhos que apenas servem para profanar o sagrado e tirar o foco de Deus. A Missa é feita para agradar somente a Deus e não as pessoas presentes. Veja o que Padre Leonardo diz sobre este assunto:

Não existe “Missa de…”!

Entenda que toda Santa Missa tem a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, que cura, liberta, restaura e alimenta o ser humano de tudo o que ele precisa para a sua vida espiritual. Não participe da Missa de qualquer jeito e não vá na Igreja para reparar e criticar o padre, mas para ter um encontro pessoal com Deus. Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe e permita que atinja mais pessoas.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *