Clicky

O homem não é o centro da liturgia, mas parece que algumas paróquias se esqueceram disso - Altair Fonseca
O homem nunca pode ser o centro da liturgia
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

O homem não é o centro da liturgia, mas parece que algumas paróquias se esqueceram disso

Se um ciclo vicioso é formado por atividades rotineiras que nos levam ao vício e ao mal, o ciclo virtuoso é o contrário. Nele, vamos vivendo as virtudes e o bem, e somos conduzidos a patamares superiores. É assim que acontece anualmente na Igreja com o ciclo litúrgico, que não é simplesmente uma repetição, mas uma atualização dos mistérios de Jesus Cristo, que é o centro da liturgia.

Veja também:

O centro da liturgia é Deus

A liturgia existe para adorarmos a Deus e o seu centro nunca pode ser o homem. Recentemente percebemos que cada vez mais penduricalhos vão sendo adicionados indiscriminadamente na liturgia como que para tornar o culto mais “interessante” para as pessoas. Nada poderia ser mais absurdo! Não estamos indo na Igreja para nos entreter, mas para adorar a Deus!

O homem não é o centro da liturgia
O homem não é o centro da liturgia

Tem gente querendo roubar o lugar de Deus

Essa frase parece impactante, mas é a realidade em diversos lugares. Como é triste perceber que em muitas paróquias aqueles que estão servindo querem chamar a atenção para si mesmos, roubando o lugar de Deus. Na liturgia, vamos nos santificando à medida que adoramos o Senhor e deixamos que essa vida de adoração transborde na nossa existência. Afinal, é para adorar a Deus que nascemos.

O sacrifício é agradável a Deus porque fazemos “Por Cristo, com Cristo, em Cristo“, através da liturgia na Igreja Católica. Confira um lindo aprofundamento nessa realidade com Frei Gilson no vídeo a seguir, que faz parte da série A alma de todo apostolado:

O que é liturgia? | A alma de todo apostolado – Série

O novo e eterno sacrifício

Jesus estabeleceu um novo culto, uma nova liturgia, uma Nova Aliança. É deste culto que Ele quer que participemos e diz “fazei isto em memória de mim”. O Senhor inaugura um novo tempo que devemos viver através dos sacramentos, que sempre apontam a nossa vida para Ele. Busquemos essa santificação em comunhão com Deus!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *