Clicky

Devemos jejuar na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus? - Altair Fonseca
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Conhecimento da Igreja Católica

Devemos jejuar na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus?

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel que se comemora na segunda sexta-feira após a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, sendo uma das três solenidades do Tempo Comum. Consiste no louvor ao amor misericordiosos e infinito de Jesus pelos homens, na adoração ao coração que mais ama e, infelizmente, é tão desprezado. Uma dúvida comum entre muitos católicos é: devemos jejuar na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus?

Veja também:

Devemos jejuar na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus?

A resposta rápida é NÃO.

Mas vamos entender melhor com o que dizem os ensinamentos da Igreja Católica:

O jejum — O Código de Direito Canônico, no Cânon 1251 nos diz que: “Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.” São esses os únicos dois dias em que os fiéis estamos obrigados a guardar o jejum.

Saiba mais:

A abstinência — Quanto à abstinência, à qual estão obrigados todos os que completaram 14 anos, a Igreja prescreve que são dias de penitência todas as sextas-feiras do ano, dias em que, salvo no caso de coincidirem com alguma solenidade, estamos obrigados a abster-nos de carne “ou de outro alimento segundo as determinações da Conferência episcopal” (Cânon 1251) de cada país: “A Conferência episcopal pode determinar mais pormenorizadamente a observância do jejum e da abstinência, e bem assim substituir outras formas de penitência, sobretudo obras de caridade e exercícios de piedade, no todo ou em parte, pela abstinência ou jejum” (Cânon 1253).

Você conhece alguém que tem a mesma dúvida? Compartilhe este conteúdo!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *