Clicky

Um cachorrinho merece mais amor e gratidão do que Jesus Cristo? - Altair Fonseca
Não podemos amar mais um cachorrinho do que Jesus Cristo
Inspirações e conselhos

Um cachorrinho merece mais amor e gratidão do que Jesus Cristo?

Será que um cachorrinho merece mais amor e gratidão do que Jesus Cristo? Em um mundo com valores invertidos, Aquele que entregou totalmente a sua vida pela nossa salvação só tem recebido ingratidão e fica em segundo plano, se comparado a um simples cachorrinho.

O que a Igreja diz sobre o amor aos animais?

Toda a criação deve ser respeitada e amada como consequência do amor que devemos ao Criador. Sendo assim, não é errado amar um cãozinho e cuidar bem dele, mas será que é certo amar mais um animal de estimação do que um ser humano? Veja o que a Igreja Católica ensina sobre este tema neste conteúdo:

Um cachorrinho merece mais amor do que Deus?

É muito fácil sorrir, amar um cãozinho que brinca conosco e agradecê-lo passando tempo com ele. Não há problema nisso, mas se por tão pouco ficamos agradecidos, onde está a nossa gratidão com o Senhor que fez por nós algo tão grandioso que nem pode ser medido? Por que não conseguimos dedicar tempo a Ele e ficar na Sua presença? Por que um Deus que tanto nos ama não é amado de volta?

Para medir seu nível de ingratidão, comece pensando sobre quanto tempo tem dedicado a Deus e sobre como tem se empenhado em seguir Seus mandamentos. Um santo da Igreja vai nos ajudar a rever nossa vida:

Deus merece todo o nosso amor
Deus merece todo o nosso amor

Um cachorrinho merece mais amor e gratidão do que Jesus Cristo?

O texto a seguir é extraído de uma das várias meditações profundas de Santo Afonso Maria de Ligório. Que ele sirva de ponto de partida para que você reveja qual o lugar que Jesus Cristo tem ocupado na sua vida:

“Como se aplicam os homens a agradarem a Jesus Cristo? Ou, digamos antes, como podemos nós ser tão ingratos para com o nosso Salvador? Se por nossa salvação ele não tivesse derramado senão uma só gota de sangue, uma só lágrima, ficar-Lhe-íamos infinitamente obrigados, porque aquela gota de sangue, aquela lágrima teriam tido aos olhos de Deus um valor infinito para nos obter toda graça. Jesus, porém, quis despender por nós todos os instantes da sua vida, deu-nos todos os seus merecimentos, todas as suas penas e ignomínias, todo o sangue e a vida, de modo que temos, não somente uma, senão mil obrigações para o amarmos.

Mas, infelizmente, nós somos gratos, até aos animais; se um cachorrinho nos faz alguma festa, parece que nos constrange a amá-lo; como podemos então ser tão ingratos para com Deus? Parece que os benefícios de Deus, quando prestados aos homens, mudam de natureza e se tornam vexames; porquanto Deus, em vez de gratidão e amor, só aufere deles ofensas e injúrias. Iluminai, ó Senhor, esses ingratos, afim de que reconheçam o amor que lhes tendes.

Ó meu amado Jesus, eis aqui a vossos pés um ingrato. Tenho sido grato para com as criaturas e ingrato somente para convosco. Para convosco, digo, que morrestes por mim, e não pudestes fazer mais afim de me obrigar a amar-Vos. O que me consola e anima é que estou tratando com um Coração de Bondade e misericórdia infinita, que promete esquecer todas as ofensas do pecador que se arrepende e o ama”.

Oração

Meu querido Jesus, no passado eu Vos ofendi e Vos desprezei; mas agora amo-Vos sobre todas as coisas, mais que a mim mesmo. Fazei-me saber o que de mim desejais; estou pronto a fazê-lo com a vossa graça. Creio que sois meu Criador, que por meu amor destes vosso sangue e vida; creio também que por meu amor Vos quisestes ficar no Santíssimo Sacramento. Graças Vos sejam dadas, ó amor meu! Por piedade, não permitais que para o futuro eu seja ainda ingrato por tantos benefícios e tantas provas de vosso amor. Ligai-me, prendei-me a vosso Coração e não permitais que no tempo de vida que me resta torne a Vos desgostar e amargurar. Já basta de ofensas, ó meu Jesus, quero agora amar-Vos.

Oxalá pudessem voltar os anos perdidos! Mas, infelizmente, eles não voltam mais e breve será a vida que ainda me resta. Mas, meu Deus, quer seja breve, quer seja longa, quero empregá-la toda em Vos amar, ó Bem supremo, digno de um amor eterno e infinito. Quero empregá-la para que também os outros Vos amem. † Amado seja em toda parte o Sagrado Coração de Jesus. “Louvado, adorado, amado, agradecido e venerado seja a todo o instante o Coração eucarístico de Jesus em todos os tabernáculos do mundo, até à consumação dos séculos. Assim seja.

Ó grande Mãe de Deus e minha Mãe, Maria, obtende-me a força para ser fiel a estes meus propósitos e não permitais que novamente eu seja ingrato para convosco e para com vosso Filho.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *