Ícone do site Altair Fonseca

É preciso desmascarar uma conversa fiada dentro da Igreja

Desmascarando uma conversa fiada

Desmascarando uma conversa fiada

Existe uma conversa fiada que tem sido muito espalhada dentro da Igreja, principalmente em alguns cursos de teologia para catequistas, círculos bíblicos e algumas pastorais. Trata-se de uma abordagem que descaracteriza a mensagem principal de Jesus Cristo e esvazia o lado sobrenatural da fé. Será que você já teve contato com esse tipo de estudo?

Veja também:

Você acredita em milagres?

Em primeiro lugar, para qualquer estudo verdadeiramente católico das Sagradas Escrituras, é preciso submeter toda a revelação à luz da fé. Sem fé, não podemos lidar com o sobrenatural e podemos acabar tentando encaixar o infinito de Deus na pequena caixinha de nosso conhecimento finito. A frase a seguir de Santo Agostinho nos ajuda a entender essa verdade:

Acreditar em milagres

Podemos achar que os relatos das Sagradas Escrituras são fábulas ou impossíveis de acontecer, mas tratam-se de realidades impossíveis apenas no campo que conhecemos da natureza. Quantas descobertas científicas continuam acontecendo ainda hoje? E depois de algo descoberto, não parece tão óbvio? No campo espiritual, a ciência que precisa de evidências palpáveis ainda está tateando no escuro porque não consegue entender o que é a fé.

Uma conversa fiada dentro da Igreja

O chamado Método Histórico-Crítico está diretamente ligada à leitura científica da Bíblia. O problema deste método é colocar em dúvida tudo o que não conta com evidências formais. Não que nada nunca possa ser discutido, averiguado e confrontado, mas em matéria de fé, é preciso tomar cuidado para não negar a própria revelação divina. Perguntado sobre este método de estudo e sua aplicação, Pe Gabriel Vila Verde deu uma resposta contundente:

TUDO ISSO É CONVERSA FIADA | Pe. Gabriel Vila Verde

O que você acha sobre isso? Na sua paróquia já houve algum desses estudos modernos que descaracteriza o que o Senhor nos transmitiu até aqui? Deixe seu comentário no fim desta página.

Sair da versão mobile