Clicky

Como vocês podem ir dormir tranquilamente em suas camas, enquanto nós queimamos em uma cama de fogo? - Altair Fonseca
O sofrimento das almas do Purgatório
Inspirações e conselhos

Como vocês podem ir dormir tranquilamente em suas camas, enquanto nós queimamos em uma cama de fogo?

Será que estamos vivendo tranquilamente enquanto as almas do Purgatório sofrem penas terríveis sem nenhum alívio? Você precisa entender que só o que é totalmente puro entra no Céu e o Purgatório é obra da justiça, mas também da misericórdia de Deus. Obra da justiça porque purifica o que ainda não é totalmente limpo; obra da misericórdia porque prepara as almas adequadamente para a glória no Paraíso.

Veja também:

Os sofrimentos no Purgatório são terríveis, embora – diferentemente do Inferno – não sejam eternos. As almas do Inferno não podem ser aliviadas por nossas orações e obras, mas as almas do Purgatório, sim. Dessa forma, podemos oferecer a Santa Missa, orações, penitências e outros sufrágios por elas. Lembre-se: para um falecido, coroa de flores, palavras bonitas e um túmulo luxuoso no melhor local do cemitério são inúteis. A única coisa útil para a alma de nossos entes queridos é a oração. Você já rezou pelas almas do Purgatório hoje?

Como podemos viver tranquilamente se neste momento as almas do Purgatório estão sofrendo?

São João Maria Vianney sobre as almas do Purgatório
São João Maria Vianney sobre as almas do Purgatório

O trecho a seguir faz parte de um sermão de São João Maria Vianney sobre as almas do purgatório:

“Como vocês podem dormir tranquilamente em suas camas, enquanto nós queimamos em uma cama de fogo? Como vocês têm coragem de se entregar aos prazeres e alegrias, enquanto nós sofremos e choramos dia e noite? Vocês herdaram nossos bens, nossas propriedades, vocês se divertem com o fruto de nossos trabalhos, enquanto nós sofremos males tão indescritíveis e por tantos anos!… E não são capazes de oferecer uma pequena oração em nossa intenção, nem uma simples missa que tanto ajudaria para nos livrar dessas chamas!… Vocês podem aliviar nosso sofrimento, vocês podem abrir nossas prisões e vocês simplesmente nos abandonam. Oh! Quão cruéis são estes sofrimentos.”

Que essas palavras nos levem a meditar profundamente sobre a caridade que devemos ter pelas almas que padecem neste lugar de purificação. Um dia elas estarão no Céu, serão gratas a nós e intercederão por nossas causas.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *