Clicky

Por que as pessoas não gostam de falar da morte? Um assunto que precisamos abordar com coragem e esperança - Altair Fonseca
sobre a morte
Inspirações e conselhos / Vídeos

Por que as pessoas não gostam de falar da morte? Um assunto que precisamos abordar com coragem e esperança

Diante da dor da perda, como podemos passar do ressentimento e até mesmo da raiva para a gratidão? Ninguém nunca está preparado para a morte de uma pessoa amada, mas há diferentes maneiras de reagir ao enfrentar essa realidade. Na maioria das vezes, todo sofrimento nos leva a culpar alguém, apontar o dedo mesmo, e traz os piores sentimentos. Mas será possível transformar toda a dor e vontade de reclamar em gratidão? É o que veremos hoje.

Veja também:

Ninguém quer falar da morte

Em um mundo que foge da dor e busca o prazer, as pessoas evitam falar da morte a todo custo. Entretanto, a única certeza que temos é que somos seres finitos e que um dia vamos morrer. Ninguém quer encarar essa certeza e busca se distrair das mais variadas maneiras enquanto a vida passa. Vivemos em um mundo de ilusão, mais virtual do que real e dificilmente estamos “inteiros” no momento presente. Quanta vida jogada fora porque não meditamos sobre o que realmente importa!

Santo Agostinho e as inquietações
Santo Agostinho e as inquietações

Fomos feitos por Deus e para Deus, nosso destino último é nos encontrarmos com Ele e recebermos o justo julgamento. Enquanto não aceitarmos e assumirmos essa realidade e essa grande responsabilidade, nosso coração anda inquieto e vivemos de maneira incompleta. Perder um ente querido é doloroso, mas perder Deus e a nossa fé é insuportável.

Morte: A esperança na vida eterna

Não podemos mudar o que aconteceu, mas podemos mudar a maneira como encaramos o que aconteceu. Diante de toda perda podemos assumir o papel de vítima ou termos consciência do caminho de redenção para a vida eterna.

Precisamos meditar sobre esse assunto com mais profundidade e quem vai nos ajudar é a Dra. Filó, uma profissional de saúde que lida com a morte diariamente e enxerga de maneira espiritual essa realidade. Ela também sofreu uma grande perda marcante em sua vida e seu testemunho de encontro pessoal com Jesus é surpreendente. Vale a pena assistir até o final:

Morte: A esperança na vida eterna

Morrer em Deus é vitória, é a conquista da vida eterna e o cristão alegra-se ao pensar na morte dos justos. A pessoa de fé pensa frequentemente no Céu e no momento em que deixará este vale de lágrimas para ser feliz para sempre. Pensar na morte é pensar na vida eterna.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *