Clicky

O mundo vai acabar? Entenda os Sinais dos Tempos que estamos vivendo - Altair Fonseca
o fim do mundo
Inspirações e conselhos

O mundo vai acabar? Entenda os Sinais dos Tempos que estamos vivendo

Será que o mundo vai acabar? O tema escatologia tem chamado cada vez mais atenção, principalmente por causa de algumas profecias e pela aparente confirmação de alguns sinais. Algumas realidades podem parecer enigmáticas, mas precisamos buscar um entendimento à luz da fé e do Magistério da Igreja Católica.

Veja também:

Que tempos são esses que estamos vivendo?

Antes de começarmos nossa meditação, vejamos um panorama dos tempos que estamos vivendo, feito pelo Padre Charles Arminjon:

“Um dos frutos mais tristes do racionalismo, o erro fatal e a grande praga de nosso século, a fonte pestilenta de onde surgem nossas revoluções e desastres sociais, é a ausência do sentido sobrenatural e o profundo abandono das grandes verdades da vida futura. A terra está afligida por uma terrível desolação porque a maioria dos homens, fascinada pela atração dos prazeres efêmeros e absorta em seus interesses mundanos e no cuidado de seus assuntos materiais, não fixa mais seus pensamentos nas principais considerações da fé e teimosamente se recusa a interiorizá-la. Pode-se dizer de nossa geração atual o que o profeta Daniel disse, em seu tempo, dos dois anciãos da Babilônia: ‘Eles suprimiram as suas consciências; não permitiram que os seus olhos olhassem para o céu, não se lembraram dos justos juízos de Deus’ (Dn 13,9)”.

a sedução do mundo
a sedução do mundo

Um povo que não reconhece o valor dos sacramentos

Para termos perseverança e caminhar no Senhor, todos nós somos fortalecidos pela graça, que nos é dada pela oração e pelos sacramentos. O grande problema atual é que o povo reza pouco e não comunga adequadamente, em uma vida sacramental muito debilitada e imperfeita. O reino de Satanás avança quando diminui a fé na Eucaristia e nos sacramentos e é exatamente essa a triste realidade atual.

Principalmente no período da pandemia, o povo católico foi privado da Eucaristia e não percebemos muita reação. Alguns acharam justo, outros não sentiram falta e, pior, há quem agora só queira assistir a Santa Missa pela TV. As pessoas estão se afastando de Deus justamente quando mais deveriam se aproximar!

O demônio teme a alma unida a Deus
O demônio teme a alma unida a Deus

Se o demônio tem agido tanto na vida das pessoas, muito se deve ao afastamento de Deus e a frase de São João da Cruz é fundamental para entendermos. Quando mais distantes de Deus, mais perto estamos de Satanás, que age com muita destreza neste mundo de trevas. Basta ver os ataques à família, à fé, à sã Doutrina e a tudo o que é sagrado para perceber que o ódio ao Senhor tem se inflamado cada vez mais.

No ano de 2005, sob o olhar cansado do Papa João Paulo II por sua enfermidade, o então cardeal Ratzinger disse palavras fortes e proféticas:

“Quantas vezes se abusa do Santíssimo Sacramento, da sua presença, frequentemente como está vazio e ruim o coração onde Ele entra! Tantas vezes celebramos apenas a nós próprios, sem nos darmos conta sequer d’Ele! Quantas vezes se contorce e abusa da sua Palavra! Quão pouca fé existe em tantas teorias, quantas palavras vazias! Quanta sujeira há na Igreja, e precisamente entre aquele que, no sacerdócio, deveriam pertencer completamente a Ele. Quanta soberba, quanta autossuficiência!”

O mundo vai acabar?

“Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia” (Ap 21,1). Os Sinais dos Tempos estão se acumulando e se intensificando, a ausência da fé está cada vez mais presente. Será que estamos perto de viver a realização de todas as profecias sobre o fim dos tempos?

Há pessoas dentro da Igreja que negam o sobrenatural e não vivem a verdadeira fé da Igreja. O fim do mundo como nós o conhecemos acontecerá por um acontecimento sobrenatural. Então, sim, o mundo vai acabar, mas precisamos entender de que maneira. Uma explicação muito clara, segundo a verdadeira fé da Igreja, foi dada pelo Padre Paulo Ricardo e você pode assistir aqui:

O Fim está próximo?

Evitemos todo o tipo de coisa que se aproxime daquilo que desagrada o Senhor: falsas profecias, interpretações equivocadas e uma vontade curiosa de saber exatamente o que é desígnio de Deus. O outro extremo de um descuido com a salvação e uma preguiça espiritual também é nocivo. Que o Espírito Santo de Deus nos dê o discernimento para termos a atitude espiritual sadia neste tempo que estamos vivendo.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *