Clicky

Qual a diferença entre heresia, apostasia e cisma? - Altair Fonseca
Heresia apostasia e cisma
Conhecimento da Igreja Católica

Qual a diferença entre heresia, apostasia e cisma?

Qual a diferença entre heresia, apostasia e cisma? Em primeiro lugar, gostaria de te dizer que se você está aqui é porque faz parte de uma minoria que busca conhecer mais sobre a fé católica. Infelizmente, boa parte dos fiéis acaba não conhecendo a própria religião e cai em erros graves por ignorância. Precisamos buscar cada vez mais conhecimento sobre a Igreja de Cristo para vivermos melhor Sua vontade. Hoje você vai entender a diferença entre três termos que representam grandes erros da humanidade.

Veja também:

A autoridade da Igreja para ensinar

A resposta a seguir é totalmente baseada na autoridade da Igreja Católica Apostólica Romana, a única fundada por Jesus Cristo. O Código de Direito Canônico nos diz:

Cân. 750

§ 1. Deve-se crer com fé divina e católica em tudo o que se contém na palavra de Deus escrita ou transmitida por Tradição, ou seja, no único depósito da fé confiado à Igreja, quando ao mesmo tempo é proposto como divinamente revelado quer pelo magistério solene da Igreja, quer pelo seu magistério ordinário e universal; isto é, o que se manifesta na adesão comum dos fiéis sob a condução do sagrado magistério; por conseguinte, todos têm a obrigação de evitar quaisquer doutrinas contrárias.
§ 2. Deve-se ainda firmemente aceitar e acreditar também em tudo o que é proposto de maneira definitiva pelo magistério da Igreja em matéria de fé e costumes, isto é, tudo o que se requer para conservar santamente e expor fielmente o depósito da fé; opõe-se, portanto, à doutrina da Igreja Católica quem rejeitar tais proposições consideradas definitivas.

Sabendo disso, chegamos nessas três maneiras de negação: a heresia, a apostasia e o cisma.

Qual a diferença entre heresia, apostasia e cisma?

Heresia, apostasia e cisma
A diferença entre heresia, apostasia e cisma

O Código de Direito Canônico é bem claro ao definir a diferença entre essas tristes realidades. Vale ressaltar que pertinaz significa insistente, ou seja, o herege é aquele que foi batizado e teve contato com a verdade, mas agora a nega com todas as suas forças. Alguém que não recebeu o batismo e nem teve contato com a fé católica não pode ser considerado herege.

Na apostasia, vemos uma negação total da fé católica em todos os seus pontos. O apóstata não acredita e não aceita nada que Deus nos transmite pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

O cisma nos mostra o auge da desobediência, quando alguém rejeita a autoridade do Papa, dos Bispos e Presbíteros nos seus níveis de atuação. O cismático quer praticamente criar uma igreja para si, que aceite os seus caprichos e pecados.

Que o Senhor nos livre desses males

Que o Deus de misericórdia nos livre desses males e conserve a nossa vontade de aprender mais sobre a nossa fé. Que o Senhor sustente a nossa obediência ao Santo Padre e seus auxiliares, e também aumente a nossa fé nas verdades reveladas.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Ebert Guimarães Calaça Filho
7 de janeiro de 2022 at 14:08

Excelente!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *