Ícone do site Altair Fonseca

Nada mancha tanto o coração do homem como o amor desordenado das criaturas

a tristeza do apego

a tristeza do apego

O amor desordenado das criaturas é o principal motivo para o nosso afastamento de Deus. E atualmente, infelizmente, inúmeras são as ocasiões que vão cegando os nossos olhos para o que mais importa. Hoje vamos meditar um texto de um livro que traz muito auxílio para todos aqueles que querem aproximar-se de Cristo.

Veja também:

Nada mancha tanto o coração do homem como o amor desordenado das criaturas

O trecho a seguir é de um livro que já indicamos e voltamos a indicar sempre que possível: A Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis.

“‘O reino de Deus está dentro em vós, diz o Senhor’ (Lc 17, 21).

Converte-te a Deus de todo teu coração, deixa este miserável mundo, e tua alma achará descanso.

Aprende a desprezar as coisas exteriores e dar-te às interiores e verás como vem a ti o reino de Deus.

‘Porque o reino de Deus é paz e alegria no Espírito Santo, o qual não se dá aos ímpios’ (Rm 14, 17).

Se lhe preparares no teu interior digna morada, virá a ti Cristo e te manifestará sua consolação.

Toda sua glória e formosura está no interior da alma, e nela põe todas as suas delícias.

Ela a visita amiúde, com ela fala brandamente, e tem agradável conversação; serve-lhe de agradável alívio, em suas penas, enche-a de sua paz, e contrai com ela inefável união.

Eia, pois, alma fiel, prepara teu coração e este Esposo, para que Ele se digne de vir a ti e habituar contigo.

Porque ele mesmo disse: ‘Se alguém me ama, guardará minha palavra, e viremos a ele, e faremos nele nossa morada’ (Jo 14, 23).

Dá, pois, entrada a Cristo em tua alma, e não consintas que outrem entre nela.

Se possuíres a Cristo, estarás rico e de nada mais necessitas. Ele te proverá de tudo e te será fiel procurador, de sorte que não terás necessidade de esperar nos homens.

Os homens mudam-se depressa e faltam com facilidade; porém Jesus Cristo vive sempre, e sua amizade permanece firme até ao fim…

Se uma só vez entrares perfeitamente no peito de Jesus, e sentires por um momento seu abrasado amor, nenhum cuidado terias de teu próprio proveito ou dano; antes folgarias mais das injúrias que te fizessem: porque o amor de Jesus faz que o homem não se centre em si mesmo.

O amante de Jesus e da verdade, o homem verdadeiramente interior e livre de afeições desordenadas, pode levantar-se sobre si mesmo em Espírito, recolher-se facilmente em Deus, e nele descansar com antecipado gozo…

Se estivesse bem disposto e mortificado em tuas paixões tudo te sucederá para teu bem e aproveitamento.

Todas as tuas perturbações e desgostos vê de que ainda não morreste de todo para ti, nem te apartaste das coisas da terra.

Nada mancha nem embaraça tanto o coração do homem como o amor desordenado das criaturas.

Se desprezares as consolações exteriores poderás contemplar as coisas celestiais e gozar muitas vezes das alegrias interiores”.

Buscai as coisas do alto

Buscai as coisas do alto

Cristo abriu as portas do Céu para nós através de sua obediência até a morte de cruz. Agora cabe a nós tomarmos posse dessa salvação conquistada para nós por Jesus. O Senhor fez a Sua parte, a mais difícil, mas nós precisamos ser obedientes ao seu amor misericordioso que nos chama a mudar de vida e realmente buscar as coisas do alto.

Sair da versão mobile