Clicky

Você já compartilhou um sorriso hoje? Precisamos espalhar o que existe de melhor - Altair Fonseca
sorriso
Inspirações e conselhos

Você já compartilhou um sorriso hoje? Precisamos espalhar o que existe de melhor

Hoje nós vamos falar sobre a importância do sorriso e como nossa atitude diante das pessoas pode tornar o mundo um lugar melhor. Você pode estar pensando: “lá vem aquele papinho clichê de autoajuda”, mas o otimismo cristão vem de Deus e deve permear a nossa vida para que sejamos verdadeiramente sal da terra e luz do mundo (Cf. Mt 5, 13-16). Portanto, precisamos meditar sobre a virtude da alegria e compartilhar essa felicidade de filhos e filhas de Deus com todas as pessoas.

Veja também:

Nem sempre é fácil sorrir

Diante das dificuldades, preocupações e decepções, nem sempre é fácil manter o sorriso estampado no rosto, não é mesmo? Precisamos ser realistas sim, mas não pessimistas que só enxergam aquilo que coloca para baixo e tira a alegria de viver.

Inicialmente, precisamos tirar o foco de nós mesmos e cultivarmos a capacidade de amar o próximo. O sorriso te ajuda a se libertar das tristezas que o mundo lhe impõe. Lembre-se de que para saber sorrir é preciso saber amar. Portanto, se você não sabe amar não saberá sorrir.

A alegria do Evangelho
A alegria do Evangelho

Nós podemos voar mais

Este olhar para o próximo e para nós mesmos deve estar fundamentado num constante olhar para Deus. O nosso sorriso aparente é fruto do sorriso espiritual. É o sorriso de Deus. A alegria com a qual o Criador contempla cada uma de suas criaturas deve ser o fundamento sólido da serenidade e da paz de cada um de nós. É grande motivo de alegria perceber que somos todos filhos de um Deus que nos ama e sorri conosco.

Você e eu não podemos perder de vista nossa humanidade, nossos limites, que não são necessariamente defeitos e não devem ser tomados demasiado a sério. Meu Criador me ama assim, como sou, e me concede a graça de melhorar a cada dia se não me afastar dEle.

Nós podemos voar mais
Nós podemos voar mais

O sorriso é um ato de humildade

Sorrir é um ato de humildade, quer dizer que me aceito a mim mesmo e ao meu modo de ser, permanecendo ali onde estou com santa paz. Sem levar-me muito a sério, porque, como diz G. K. Chesterton: “A seriedade não é uma virtude. Seria uma heresia, mas uma heresia muito mais sensata, dizer que a seriedade é um vício. É na verdade um lapso ou tendência natural a levar-se muito a sério, porque é a coisa mais fácil de fazer. Pois a solenidade flui dos homens naturalmente; mas o riso é um salto. É fácil ser pesado, é difícil ser leve. Satanás caiu devido à força da gravidade”. 

Concluindo, você e eu precisamos trazer no rosto um sorriso com o qual acolhemos as pessoas, especialmente aquelas com as quais convivemos e trabalhamos. Assim, mostramos afeto e não damos tanta importância a possíveis erros ou atritos. O sorriso pode ser verdadeiramente o sinal que permite aos demais reconhecer um cristão.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *