Clicky

Conheça a milagrosa e incrível escada de São José - Altair Fonseca
Conheça a Escada de São José
Igrejas, construções e imagens católicas

Conheça a milagrosa e incrível escada de São José

Hoje você vai conhecer aquela que é conhecida como a escada de São José. Trata-se de uma engenhosa escadaria misteriosamente construída em 1878, num convento dos EUA. A identidade do construtor nunca foi descoberta por ninguém, nem mesmo pelas Irmãs de Loreto, mas as religiosas atribuem a obra de arte a São José. Vamos saber mais?

Veja também:

Um grande problema para as religiosas de Loreto

Um grupo de irmãs religiosas tinha um problema que parecia sem solução, mas São José, que é o Guardião das Virgens, agiu como um bom pai e cuidou das necessidades de cada uma delas. Essa história aconteceu no Novo México, Estados Unidos, em 1878.

As irmãs de Loreto, em 1873, administravam uma escola secundária para meninas na cidade de Santa Fé, no estado do Novo México, EUA. A escola era bem-sucedida e isso fez com que as irmãs quisessem construir uma nova capela. Dessa forma, para a realização da tarefa, um conceituado arquiteto foi contratado e a construção do prédio levou cinco anos para ser concluída.

A bela Capela de Loretto
A bela Capela de Loretto

Entretanto, ao fim da obra, as irmãs perceberam que não havia outro outro jeito de subir até a galeria do coral, que estava a seis metros de altura, senão pelo uso de uma longa escadaria. Além disso, subir por uma escada como aquela seria muito difícil para as irmãs, cujo hábito descia até o chão.

Para aumentar a dificuldade, as irmãs perceberam ainda que não havia sobrado espaço suficiente para a construção de uma escada na área principal da capela por conta de seus bancos numerosos. Além disso, as irmãs não poderiam contratar novamente o homem que construiu a capela, pois ele havia falecido pouco tempo depois de concluí-la. O que fazer então?

De onde viria o auxílio?

São José e o Menino Jesus no trabalho
São José e o Menino Jesus no trabalho

A solução não poderia ter sido melhor, já que as irmãs rezaram a São José pedindo ajuda. As religiosas iniciaram uma novena a São José, pedindo-lhe que enviasse um carpinteiro para resolver a questão. No último dia da novena, de maneira extraordinária, um homem misterioso chegou ao convento e declarou estar interessado em construir uma escada até a galeria do coral para as irmãs. Este homem tinha apenas uma exigência: gostaria de trabalhar sozinho e de portas fechadas. As irmãs rapidamente aceitaram a proposta e o contrataram.

A escada de São José

Em três meses a obra ficou pronta, mas quando o projeto estava concluído não conseguiram encontrar o homem. Ele simplesmente havia desaparecido da cidade e ninguém o tinha visto partir, nem sabia quem era. As irmãs o procuraram em muitos lugares sem encontrá-lo e até colocaram um informativo no jornal local a fim de localizá-lo. Nada disso funcionou.

A misteriosa Escada de São José
A misteriosa Escada de São José

As irmãs não desistiram e foram até a madeireira para informar-se sobre quem havia comprado aquele material e também para pagar as despesas. Quando questionados, nenhum dos funcionários da madeireira sabia do que as irmãs estavam falando. As religiosas, então, ficaram sabendo que o estabelecimento nunca havia vendido material a um homem que estava construindo uma escada para uma capela.

Intrigadas, as irmãs lembraram-se do quanto era estranho o fato de o homem ter apenas uma régua em T, uma serra, um martelo e outras ferramentas básicas. Ainda pensando sobre isso, nenhuma das irmãs viu como a madeira havia chegado até a capela. Surpresas, as irmãs e outras pessoas da cidade inspecionaram a escada e perceberam que o homem misterioso havia construído algo bastante único.

A Escada de São José não tem nenhum prego
A Escada de São José não tem nenhum prego

Não se trata de uma escada qualquer

Era uma escada em espiral que não interferia de maneira alguma nos bancos do andar principal. Ela tinha trinta degraus, nenhum suporte central ou coluna de sustentação, e parecia estar flutuando no ar. Ela também não tinha nenhum prego! A escada era uma maravilha arquitetônica. Era uma obra de arte da carpintaria!

A magnífica Escada de São José
A magnífica Escada de São José

Talvez você se pergunte: mas de onde veio a madeira? No ano de 1996, foi feito um estudo por Forrest N. Easlay, um silvicultor e tecnólogo de madeira do Serviço Florestal dos Estados Unidos e do Laboratório de Pesquisa Naval norte-americano. Seu vasto estudo descobriu que a madeira da escada era abeto, mas diferente de qualquer outro abeto no mundo. Estudos adicionais foram realizados, e concluiu-se que o abeto que mais se assemelhava ao tipo utilizado na escada espiral só se encontra em Israel.

Quem era o homem misterioso?

Segundo as Irmãs de Loreto era o próprio São José. Após rezar e pedir ao seu pai espiritual que mandasse alguém para construir a escada para elas, ele próprio teria vindo construí-la para as virgens consagradas. A escada permanece intacta até hoje.

Saiba mais sobre este magnífico lugar no site oficial LorettoChapel.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Mariano Sônia Maria
28 de março de 2023 at 19:22

Não tinha até então conhecimento desta obra magnífica.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *