Clicky

Como homens medrosos e ignorantes foram transformados em corajosos anunciadores da Verdade? - Altair Fonseca
homens medrosos e ignorantes foram transformados em corajosos anunciadores da Verdade
Conhecimento da Igreja Católica

Como homens medrosos e ignorantes foram transformados em corajosos anunciadores da Verdade?

Como homens medrosos e ignorantes podem ser transformados em corajosos anunciadores da Verdade, que encaram qualquer desafio? O mundo de hoje apresenta técnicas motivacionais, ensina práticas para controle do nervosismo e domínio da oratória. Formações prometem te transformar em uma pessoa vencedora e irresistível em apenas algumas semanas. Esses cursos podem te ensinar a realizar discursos memoráveis, que são lembrados por alguns dias e semanas. Porém, como explicar a transformação que aconteceu na vida dos Apóstolos, homens sem coragem e instrução que transmitiram o Evangelho de Jesus Cristo, que nunca mais foi esquecido em mais de dois mil anos?

Veja também:

A transformação de homens medrosos e ignorantes em anunciadores da Verdade

A seguir, vamos meditar sobre uma importante verdade com o auxílio de um trecho das Homilias sobre a Primeira Carta aos Coríntios, de São João Crisóstomo:

Quando é que se pensou: doze homens, sem instrução, morando em lagos, rios e desertos, que se lançam a tão grande empresa? Quando se pensou que pessoas que talvez nunca houvessem pisado em uma cidade e, em sua praça pública, atacassem o mundo inteiro? Quem sobre eles escreveu, mostrou claramente que eles eram medrosos e pusilânimes, sem querer negar ou esconder os defeitos deles. Ora, este é o maior argumento em favor de sua veracidade. Que diz então a respeito deles? Que, preso o Cristo depois de tantos milagres feitos, uns fugiram, o principal deles o negou. 

Donde lhes veio que, durante a vida de Cristo, não resistiram à fúria dos judeus, mas, uma vez ele morto e sepultado – visto que, como dizeis, Cristo não ressuscitou, nem lhes falou, nem os encorajou – entraram em luta contra o mundo inteiro? Não teriam dito, ao contrário: “Que é isto? não pôde salvar-se, vai proteger-nos agora? Ainda vivo, não socorreu a si mesmo, e morto, nos estenderá a mão? Vivo, não sujeitou povo algum, e nós iremos convencer o mundo inteiro, só com dizer seu nome? Como não será insensato não só fazer, mas até pensar tal coisa?” 

Por este motivo é evidente que, se não o tivessem visto ressuscitado e recebido assim a grande prova de seu poder, jamais se teriam lançado em tamanha aventura”.

Não seja uma pessoa de pouca fé
Não seja uma pessoa de pouca fé

A confirmação da promessa

É óbvio que aqueles homens medrosos e ignorantes voltariam à vida velha e esqueceriam o projeto de Jesus se não houvesse o cumprimento da promessa na ressurreição. Além disso, Jesus também havia prometido o Espírito Santo que veio sobre eles em Pentecostes. Ungidos, fortalecidos, inspirados e guiados, nada mais tinham a temer, pois através de suas bocas falava o próprio Deus, pelo Espírito Santo.

Quem busca a verdade com sinceridade não será confundido, pois o Senhor tem um jeito todo especial de conduzir os seus amados. Podemos citar aqui o exemplo de Santa Faustina, que nos explica:

A paz em meio aos sofrimentos
A paz em meio aos sofrimentos

Portanto, se ao longo da história Deus se mostrou misericordioso com pessoas fracas e sem grandes habilidades naturais, por que não agiria da mesma maneira com você e eu? Sim, somos pecadores, fracos e imperfeitos, mas o amor de Deus é maior que os nossos erros quando nos arrependemos e entregamos a Ele o nosso coração e nossos pequenos esforços de cada dia.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *