Clicky

A vaidade na Igreja e as pessoas que servem para aparecer - Altair Fonseca
Cuidado com a vaidade na Igreja
Quadrinhos Católicos

A vaidade na Igreja e as pessoas que servem para aparecer

Basta viver algum tempo na comunidade e todos passam a perceber que existe vaidade na Igreja. Disputas por coordenações, carências mal resolvidas, conflitos interiores, serviços prestados que visam a satisfação pessoal e os aplausos. Onde há ser humano, há limitações e não seria diferente na Igreja. Dessa forma, nem sempre a vida em comunidade é fácil, mas há um belo desafio para caminharmos em unidade na direção da nossa melhor versão. Deus quer que vençamos a cada dia a soberba, o coração fechado, a falta de caridade e de amor. Nesse itinerário de santificação, peçamos sempre a indispensável graça do Senhor.

Veja também:

A vaidade na Igreja

O ser humano é vaidoso e cada pessoa apresenta essa característica em algum grau. Para vencer a vaidade, precisamos conquistar uma virtude que é totalmente oposta, ou seja, a humildade. Na atualidade, por onde andamos vemos traços de vaidade em tudo o que as pessoas almejam. Muitos querem glória, aplausos, reconhecimento e são estimulados a agirem assim por todo um sistema. O sucesso, a fama, os bens materiais estão no centro do desejo da sociedade.

Quando pensamos na Igreja, essas realidades não deveriam fazer parte da vida na comunidade. Não deveriam, mas fazem, e muita gente acaba servindo esperando um pagamento humano em troca. A vaidade na Igreja acontece quando religiosos ou leigos atuam de maneira mesquinha, interesseira e arrogante.

Cuidado com a vaidade na Igreja
Cuidado com a vaidade na Igreja

Cantar para receber aplausos, pregar para encantar as pessoas, servir para parecer uma pessoa piedosa. Se a honra e a glória não for para Jesus, elas estão indo para o lugar errado. Será que essas realidades estão dominando nossas Paróquias e o nosso coração? É preciso mudar de rota.

Não faça nada por vanglória

Devemos servir por amor a Jesus e nos entregar para que os outros possam sentir esse amor. Nada de divisão, disputa, partidos, exclusão e todo o tipo de preconceito. Na Igreja não é lugar para isso e não devemos fazer nada por vanglória. Vejamos o que diz a Palavra de Deus:

Não alimente a vanglória
Não alimente a vanglória

Quem ama o perigo nele perecerá

Você não deve perder tempo em coisas superficiais e passageiras. Nada daquilo que não te aproxima de Deus deve tomar espaço na sua vida e você não deve cair em curiosidades vãs. No livro do Eclesiástico há um conselho importante sobre essa realidade.

Não ame o perigo
Não ame o perigo

A humildade vem antes da glória

Jesus, que é manso e humilde de coração, nos mostrou o caminho da verdadeira virtude que leva ao Céu. Aliás, sem humildade não evoluímos espiritualmente e é por causa da falta dessa virtude que percebemos a vaidade na Igreja e tantas quedas que poderiam ser evitadas.

Não há glória sem humildade
Não há glória sem humildade

Quanto maior a missão, maior o perigo da vaidade

Quanto maior a missão, maior o perigo de cairmos na vaidade e é por isso que até mesmo São Paulo sofria com um espinho na carne para não esquecer de sua limitação. Quando entendemos que é pela graça de Deus que as coisas acontecem deixamos de lado todo o orgulho e entendemos nossas fragilidades. Portanto, que fique claro que se dependesse de nossas capacidades nada daria certo.

O perigo da vaidade nas grandes missões
O perigo da vaidade nas grandes missões

Não dê espaço para o orgulho e a vaidade

Vivemos em um meio extremamente orgulhoso e vaidoso, onde as pessoas defendem antes seus interesses próprios do que a verdadeira fé. Portanto, é fundamental que cultivemos a virtude da humildade e não caiamos no que está na moda. Vamos aprender mais com a Palavra de Deus, os santos e a Igreja Católica? Inscreva-se no meu canal no Youtube: Altair Fonseca.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Dirce mansan perussi
21 de maio de 2021 at 09:36

Devemos servir a Deus e não nosso ego Dirc



23 de julho de 2021 at 02:46

Concordo! Há anos atrás comprei o livro: Comunidade, lugar de perdão e de festa! Autor Jean Vanier. Achei tão verdadeiro e profundo que tenho divulgado, emprestado, até comprei de novo para dar, já dei para 4 pessoas. É um livro para ler e meditar em comunidade, em família. O autor morreu faz pouco tempo, e São João Paulo II o convidou para meditar a Via Sacra pública se bem lembro, em Paris. Particularmente, acho que a Comunidade precisa de um Padre bom e humilde como Jesus.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *