Clicky

Não se afunde nos vícios pois existem escolhas muito superiores para você - Altair Fonseca
Não se afunde nos vícios
Inspirações e conselhos

Não se afunde nos vícios pois existem escolhas muito superiores para você

A vida é feita de escolhas e precisamos prestar atenção ao rumo que nossa existência está tomando a partir das nossas. Você é livre para se destruir nos vícios e atolar na lama do pecado ou buscar as realidades superiores que libertam. O bem e o mal se apresentam a você todos os dias e é preciso tomar decisões. O problema é que muitos já perderam a capacidade de decidir e apenas agem no automático, influenciados pelo mal. É sobre isso que vamos falar hoje.

Veja também:

Suas escolhas podem te aprisionar ou libertar

Muita gente chama o pecado de felicidade, os vícios de alegria, a destruição do próprio corpo de liberdade. Não podemos cair na armadilha do diabo e sermos aprisionados em escolhas que nos trazem a infelicidade e a morte. Fazer o que te prejudica e não conseguir parar, isso não pode ser chamado de felicidade. Deus de deixa livre para escolher porque te ama, mas Ele não quer ver a sua destruição.

Atualmente parece que as piores escolhas são as que mais estão na moda e contam com todo o apoio dos meios de comunicação. Sendo assim, as pessoas que não buscam se conhecer e estar na presença de Deus, acabam caindo nos mesmos erros da maioria. E se você diz que pode parar de fazer tal coisa quando quiser, mas não passa muito tempo sem fazê-la, tome muito cuidado pois você está cultivando o contrário da virtude: o vício.

É sobre isso que fala Francisco Faus, no ótimo livro “A Conquista das Virtudes”, que me inspirou a gravar um vídeo. Assista:

Quando nos afundamos no mal e precisamos desatolar

Sobre as virtudes

É importante entender o que são virtudes e como é importante praticá-las. A graça de Deus nos ajuda a realizar o que parece impossível, mas o possível deve ser realizado através de nossas escolhas diárias.

O Catecismo da Igreja Católica diz que virtude é uma disposição habitual e firme de fazer o bem. É bom recordar que as virtudes humanas podem ser agrupadas em torno de quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança. São chamadas “virtudes cardeais”, porque desempenham papel de dobradiças, já que as demais se agrupam e se movem em torno delas.

Aprofunde-se neste tema com o artigo: Virtude: o que é isso?

Você pode escolher algo muito superior

Se pode escolher algo muito superior, porque alguém escolheria ficar na lama do pecado que mata a alma? Nós temos a opção de escolher buscar as coisas do alto para uma vida baseada em Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e vida. Fora dele, nada tem valor e apenas nos faz perder tempo.

Você pode escolher algo muito superior
Você pode escolher algo muito superior

Reflita sobre suas escolhas

Somos criaturas amadas de Deus e o nosso Criador sabe o que é melhor para nós. Por amor, o Senhor nos deu o livre arbítrio, pois quer que O amemos por livre escolha. Quando escolhemos ser desobedientes nos afastamos de tudo o que Ele planejou para nós e estamos fadados ao erro e ao desespero. Não se esqueça: já que você tem liberdade para escolher, escolha o que é melhor. Escolha ser obediente a Deus.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *