Clicky

Israel tem alguma importância para a fé católica? - Altair Fonseca
Povo de Israel
Conhecimento da Igreja Católica

Israel tem alguma importância para a fé católica?

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a importância de Israel para a fé.

Israel tem alguma importância para a fé católica?

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 63, ensina: “Israel é o Povo sacerdotal de Deus,2 aquele sobre o qual ‘é invocado o Nome do Senhor’ (Dt 28,10). É o povo daqueles ‘aos quais Deus falou em primeiro lugar’,3 o povo dos ‘irmãos mais velhos’ da fé de Abraão'”.4

Povo Sacerdotal de Deus

Israel é descrito como o “Povo sacerdotal de Deus”. Na tradição bíblica, o papel de sacerdote é mediar entre Deus e os homens, ser um sinal visível da presença divina no meio da comunidade. Assim, Israel foi escolhida para ser uma nação que vive de acordo com os mandamentos de Deus e manifesta a santidade e a justiça de Deus ao mundo. Esse chamado não é apenas um privilégio, mas uma responsabilidade de testemunhar a aliança com Deus.

Deus falou em primeiro lugar

Israel é o povo ao qual Deus se revelou inicialmente. Deus falou a Abraão, Isaac, Jacó e aos profetas, estabelecendo uma relação de aliança e revelando Sua vontade e Seus caminhos. Esta revelação progressiva alcança seu clímax em Jesus Cristo, mas sempre devemos lembrar que as raízes dessa revelação estão na história e na experiência do povo de Israel.

Irmãos mais velhos da fé de Abraão

Referir-se a Israel como os “irmãos mais velhos” sublinha a continuidade e a unidade do plano de salvação de Deus. A fé cristã reconhece a fé de Abraão como a base sobre a qual se constrói. Assim, os cristãos veem os judeus como irmãos mais velhos na fé, honrando o papel histórico de Israel e reconhecendo a herança comum.

Irmãos na fé
Irmãos na fé

Este ensino do Catecismo nos chama a reconhecer e respeitar a importância de Israel na história da salvação, além de nos convidar a ter um relacionamento de respeito e diálogo com o povo judeu, reconhecendo a sua contribuição vital para a nossa própria identidade cristã. Além disso, reafirma a continuidade da revelação divina e a fidelidade de Deus às Suas promessas.

A reflexão sobre este tema deve levar os cristãos a uma maior apreciação de suas próprias raízes espirituais e a um compromisso renovado de viver de maneira que honre a aliança de Deus com Seu povo.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. Cf. Ex 19,6.

3. Sexta-Feira da Paixão do Senhor. Oração Universal VI: Missale Romanum, editio typica. Typis Polyglottis Vaticanis 1975, p. 254 (Missal Romano, São Paulo: Paulus, 2012 [12ª reimpressão], p. 257).

4. João Paulo II, Discurso na sinagoga durante o encontro com a comunidade hebraica da cidade de Roma (13 de abril de 1986), 4: Insegnamenti di Giovanni Paolo II, IX/1, 1027.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *