Clicky

Afinal, é pecado faltar à Missa dominical? Padre Paulo Ricardo responde - Altair Fonseca
É pecado faltar à Missa dominical
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

Afinal, é pecado faltar à Missa dominical? Padre Paulo Ricardo responde

É pecado faltar à Missa dominical? Existem ocasiões nas quais posso deixar de ir à Missa com a consciência tranquila? Antes da resposta objetiva a essas questões, precisamos entender que há leis inscritas na natureza das coisas, no próprio coração humano. Descumprir tais leis significa destruir-se aos poucos e, por isso, desobedecer a Deus.

Há algo inscrito na natureza de todas as coisas

Padre Paulo Ricardo, em formação sobre a Missa dominical, disse: “[…] se Deus é Deus, nós precisamos dedicar tempo a Ele. A vida, gente, é feita de tempo. Então se você não dá tempo para uma pessoa que você ama, no fundo, é porque você não ama a pessoa. […] Então Deus pede um tempo para Ele e isso está na própria natureza das coisas. Isso quer dizer que você precisa de tempo para rezar, de tempo para cessar o seu trabalho e se voltar para Aquele que é a razão da sua vida”.

Reflita. O que você tem feito com o seu precioso tempo? Analise cuidadosamente a sua vida e perceba onde tem empregado suas horas diariamente. O objeto de sua ocupação é aquilo que você mais ama. Dessa forma, é triste constatar que muitas pessoas que dizem amar a Deus sobre todas as coisas estão mentindo, já que amam em primeiro lugar o seu trabalho, o seu cônjuge, os filhos, o lazer, os prazeres ou até mesmo um pet (animalzinho de estimação). Quando tais coisas estão roubando o lugar prioritário de Deus é sinal de que algo está fora do eixo na nossa existência.

Há algo inscrito na natureza das coisas
Há algo inscrito na natureza das coisas

Por que precisamos participar da Missa aos domingos? (A Resposta Católica)

Para algumas pessoas a resposta a essa pergunta é evidente mas, lamentavelmente, a maior parte dos católicos não sabe — ou finge não saber — que possui a obrigação de participar das Missas dominicais, sob pena de pecado grave. Em outras palavras, quem falta à Missa de domingo sem ter um motivo grave está pecando mortalmente, de modo que, quando resolver “aparecer na igreja” novamente, não poderá comungar antes de se confessar. Mas, afinal, por que existe essa obrigação de ir à Missa todos os domingos? Qual o sentido dessa lei eclesiástica? É isso que Padre Paulo Ricardo explica no episódio do programa “A Resposta Católica” que você confere a seguir:

Por que precisamos participar da Missa aos domingos? (A Resposta Católica)

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

AZEVEDO JUNIOR, P. R. Por que precisamos participar da Missa aos domingos? (A Resposta Católica). Padre Paulo Ricardo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UIV_avfA_bY. Acesso em: 18 de abril de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *