Clicky

Para onde pode nos levar a nossa insensatez? - Altair Fonseca
Para onde nos leva a nossa insensatez?
Reflexões e Meditações / Vídeos

Para onde pode nos levar a nossa insensatez?

Você tem percebido o tamanho da insensatez da humanidade? Cada vez mais são criados meios mais eficazes para que o ser humano se destrua nas drogas, na sexualidade desenfreada, no ódio e na vida desregrada. Pois bem, você entende para onde isso tudo pode nos levar? Se não percebe, te convido a meditar sobre isso a seguir.

Para onde pode nos levar a nossa insensatez?

No vídeo1 a seguir vamos refletir com profundidade sobre as péssimas escolhas da humanidade e como isso tem interferido na destruição gradativa de cada pessoa e da sociedade como um todo. Como superar essa limitação e buscar o que realmente importa? Essa e outras questões serão material de meditação.

Caímos nas armadilhas como insensatos

Padre Jean-Pierre de Caussade2, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Caímos na armadilha como insensatos, em vez de levantarmos os olhos e de nos remontarmos ao princípio, à fonte, à origem das coisas, onde tudo tem outro nome e outras qualidades; onde tudo é sobrenatural, divino, santificante, onde tudo participa da plenitude de Jesus Cristo; onde tudo é pedra de Jerusalém celeste, em que tudo entra e faz entrar nesse edifício maravilhoso”.

Reflita. Você percebe como os inimigos da alma estão trabalhando ativamente e que é preciso combater contra eles? Nossa carne com sua fraqueza, o mundo com suas seduções e o demônio com suas armadilhas nos traem a cada instante. É evidente que, se não usarmos as armas espirituais que nos foram dadas por Deus, seremos facilmente derrotados. Você tem buscado a vida de oração diária? Participa dos Sacramentos? Busca estar na amizade com Deus?

Caímos nas armadilhas como insensatos
Caímos nas armadilhas como insensatos

Sejamos guiados pela luz da fé

O sacerdote diz no mesmo livro que estamos meditando: “Vivemos guiados pelos sentidos, e tornamos inútil essa luz da fé, que nos guiaria tão seguramente no labirinto de tantas trevas e figuras, no meio das quais nos perdemos como insensatos. Pelo contrário, aquele a quem a fé serve de guia, nada quer senão a Deus e de Deus vive sempre, deixando para trás a figura e ultrapassando-a”.

Reflita. Quando permitimos que toda a nossa vida seja guiada apenas pelos sentidos, facilmente agimos como animais irracionais levados pelo instinto. E o que temos visto na sociedade não é exatamente isso? Pessoas que deixam a fé e a razão de lado e agem guiadas por aquilo que dá prazer e evita a dor são um retrato da triste condição da humanidade. Onde estão os valores? Quem se sacrifica para defender a família e a fé? Qual o sentido da vida?

Precisamos ultrapassar o que os nossos olhos carnais veem para darmos o passo da fé na direção das coisas que não passam. Nunca seremos verdadeiramente livres enquanto vivermos amarrados em realidades que nos destroem. Que Cristo nos toque e nos liberte, para que sejamos verdadeiramente livres!

Sejamos guiados pela luz da fé
Sejamos guiados pela luz da fé

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. FONSECA, A. O. Para onde pode nos levar a nossa insensatez? Altair Fonseca. Disponível em: https://youtu.be/uys0Soh-JXI?si=yEeHPSm4RBF7E80g. Acesso em: 16 de março de 2024.

2. CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *