Clicky

O Catecismo da Igreja Católica fala sobre o comportamento religioso da humanidade - Altair Fonseca
Catecismo da Igreja Católica e o comportamento religioso da humanidade
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica fala sobre o comportamento religioso da humanidade

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre o comportamento religioso da humanidade.

O Catecismo da Igreja Católica fala sobre o comportamento religioso da humanidade

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 28, ensina: “Em sua história, e até os dias de hoje, os homens têm expressado sua busca de Deus de múltiplas maneiras, por meio de suas crenças e de seus comportamentos religiosos (orações, sacrifícios, cultos, meditações etc.). Apesar das ambiguidades que podem comportar, estar formas de expressão são tão universais que o homem pode ser chamado de um ser religioso: ‘De um só homem ele (Deus) fez toda a espécie humana, para habitar sobre toda a face da terra, tendo estabelecido o ritmo dos tempos e os limites de sua habitação. Assim fez, para que buscassem a Deus e, talvez às apalpadelas, o encontrassem, a ele que na realidade não está longe de cada um d nós; pois nele vivemos nos movemos e existimos’ (At 17,26-28)”.

Reflita. A humanidade foi criada para buscar Deus e só n’Ele encontrará a sua plena realização. Mesmo que sem toda a iluminação, como que na penumbra, às apalpadelas, o ser humano tem tentado buscar as realidades eternas através de seus comportamentos religiosos. É evidente que, por sermos limitados, cometeremos muitos equívocos, mas Jesus Cristo nos ensina a termos compreensão e misericórdia uns com os outros na medida em que avançamos em nossa caminhada espiritual. Nesta caminhada, peçamos sempre o auxílio do Espírito Santo de Deus.

A humanidade foi feita para buscar Deus
A humanidade foi feita para buscar Deus

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *