Clicky

Que história é essa de achar que todo mundo aprende do mesmo jeito? - Altair Fonseca
Aprender
Conhecimento da Igreja Católica

Que história é essa de achar que todo mundo aprende do mesmo jeito?

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a evangelização feita de maneira caridosa, respeitando o ritmo de cada pessoa.

É preciso ensinar respeitando as diferenças

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 24, ensina: “Por sua própria finalidade, este Catecismo não se propõe a realizar as adaptações da exposição e dos métodos catequéticos exigidas pelas diferenças de cultura, idade, maturidade espiritual, situações sociais e eclesiais daqueles a quem a catequese é dirigida. Tais indispensáveis adaptações cabem aos catecismos próprios e mais ainda aos que ministram instrução aos fiéis: ‘Aquele que ensina deve fazer-se tudo para todos [cf. 1Cor 9,22], a fim de conquistar todos para Jesus Cristo […]. Particularmente, não imagine ele que lhe é confiado um único tipo de alma e que, consequentemente, lhe é permitido ensinar e formar de modo igual todos os fiéis à verdadeira piedade, com um só e mesmo método, sempre igual! Saiba ele que alguns são, em Jesus Cristo, como criancinhas recém-nascidas; outros, como adolescentes; ainda outros como estando na posse de todas as suas forças. É necessário considerar com diligência que uns têm necessidade de leite, e outros de alimento sólido […]. O apóstolo […] indicou tal dever, ou seja, aqueles que são chamados ao ministério da pregação devem, na transmissão dos mistérios da fé e das regras dos costumes, adaptar suas palavras ao espírito e à inteligência de seus ouvintes’ (Catechismus Romanus p. 11)”.

Reflita. Única é a fé católica que segue o único caminho, verdade e vida, Jesus. Entretanto, dentro dessa mesma fé, cada membro peregrino da Igreja Militante caminha a seu ritmo, do seu modo, conforme suas forças e aptidões permitem no momento. Quem ensina e tenta transmitir o Evangelho precisa basear toda a sua ação na caridade, que respeita o tempo de cada um, lutando até o fim pela salvação de cada alma.

O verdadeiro ensino respeita as diferenças
O verdadeiro ensino respeita as diferenças

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *