Clicky

A importância dos resumos para a catequese - Altair Fonseca
A importância de um bom resumo
Conhecimento da Igreja Católica

A importância dos resumos para a catequese

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a importância dos resumos.

A importância dos resumos para a catequese

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 22, ensina: “No final de cada unidade temática, uma série de textos breves apresentam, de modo resumido, o essencial do ensinamento. Esses ‘resumos’ têm por objetivo oferecer fórmulas breves e memorizáveis à catequese local”.

Reflita. As fórmulas breves, facilmente memorizáveis, apresentadas logo após um conteúdo mais denso, contribuem para o entendimento do que foi ensinado. Dessa forma, tanto na estrutura do catecismo, quanto na estrutura do ensino de maneira geral, tais breves recapitulações do material são fundamentais para uma boa aprendizagem.

Um povo que se perde por falta de conhecimento

A Palavra de Deus nos alerta em Os 4,6: “Meu povo se perde por falta de conhecimento”. Já que estamos falando de catequese, vale lembrar que o povo de Deus tem sofrido em tempos de confusão exatamente por não conhecer a própria fé. Quando não somos bem catequisados, qualquer falso profeta é capaz de nos impressionar com promessas de felicidade instantânea promovidas por algumas falsas doutrinas.

O povo de Deus se perde por falta de conhecimento
O povo de Deus se perde por falta de conhecimento

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *