Clicky

Você sabia que Dom Bosco sonhou com Brasília quase 100 anos antes da sua fundação? - Altair Fonseca
São João Bosco profetizou sobre Brasília
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você sabia que Dom Bosco sonhou com Brasília quase 100 anos antes da sua fundação?

Todos os anos, no dia 31 de janeiro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São João Bosco, fundador dos Salesianos, que receberam este nome por causa da devoção de Dom Bosco a outro grande santo: São Francisco de Sales. Conhecido por suas obras educacionais com os jovens e pelos sonhos proféticos, São João Bosco teria sonhado com Brasília quase 100 anos antes de sua fundação. Vamos entender melhor a seguir.

Você sabia que Dom Bosco sonhou com Brasília quase 100 anos antes da sua fundação?

Você sabia que Dom Bosco sonhou com Brasília quase cem anos antes de sua fundação, sem nunca ter vindo ao Brasil? No vídeo a seguir, Nicole Argerique, da Minha Biblioteca Católica explica essa e outras curiosidades sobre a vida do grande santo salesiano. Assista:

Deus pode falar pelos sonhos? Conheça a história de Dom Bosco

Não há nada mais nobre do que cooperar com Deus na salvação das almas

A boa formação espiritual e a piedade possuem por objetivo a salvação da alma. Em carta de 1878 aos seus cooperadores de Turim, Dom Bosco aconselhava-os sobre ensinar os jovens dizendo: “O mais divino dos atos piedosos é cooperar com Deus na salvação das almas”.

O objetivo último de São João Bosco exprime-se numa máxima de São Francisco de Sales que ele mantinha escrita num cartão sempre à vista, máxima que se tornaria o lema da Congregação Salesiana: Da mihi animas, cetera tolle — “Dai-me almas, ficai com o resto”. Tal frase foi repetida por monsenhor Jonas Abib, que também se dizia participante da família salesiana, aqui no Brasil em seu trabalho de evangelização na Canção Nova.

Reflita. Sacerdotes que colocam a salvação das almas como centro da missão, nada mais fazem do que cumprirem o mandato do próprio Cristo. Que o exemplo dos bons padres possa nos inspirar a rezarmos pela santificação do clero, para que entenda a dignidade de sua vocação e não abandone seu posto para desempenhar ocupações vãs.

Devemos cooperar com Deus na salvação das almas
Devemos cooperar com Deus na salvação das almas

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

ARGERIQUE, N. Deus pode falar pelos sonhos? Conheça a história de Dom Bosco. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kZg4-WpSDIA>.

LOEWENSTEIN, K. Z. São João Bosco, o Educador. Disponível em: <htps://padrepauloricardo.org/blog/sao-joao-bosco-o-educador> Acesso em: 31 de janeiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *