Clicky

O que é a apologética? Entenda a defesa da fé presente no Catecismo da Igreja Católica - Altair Fonseca
Apologética
Conhecimento da Igreja Católica

O que é a apologética? Entenda a defesa da fé presente no Catecismo da Igreja Católica

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre o significado da apologética e sua importância para a conservação da fé.

O que é a apologética?

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 20, ensina: “Quando, em certas passagens, usa-se, graficamente, corpo menor, isto indica que se trata de observações de tipo histórico, apologético ou de exposições de doutrinas complementares”.

O Catecismo da Igreja Católica está recheado de citações que trazem elementos e observações históricas, apologéticas e doutrinárias. Tudo isso enriquece este importante documento da Igreja e faz com que exista nele uma argumentação em defesa da fé de maneira organizada. Mas o que seria a apologética?

Apologética nada mais é do que a defesa da fé baseada em argumentos. O apologeta se dedica a responder com veemência e clareza de argumentos perguntas que podem afastar uma pessoa de Deus. Ele também rebate críticas que tentam desmerecer a veracidade da religião. Autores como Joseph F. Kelly e Robert Charles Sproul apontam que a apologética mais comum no mundo é a apologética cristã, ou seja, a defesa de Jesus Cristo como Filho de Deus e Salvador.

Santo Tomás de Aquino, um grande apologeta

Santo Tomás de Aquino escreveu de maneira apologética as suas famosas cinco vias, presentes na Suma Teológica na Prima Pars (Primeira Parte). Elas são formas de provar a existência de Deus2. Elas respondem à dúvida primordial de qualquer pessoa que se depara com a pergunta: “Deus existe?”. Vale a pena um estudo mais aprofundado deste conteúdo tão relevante para a nossa fé.

Por hora, ficamos com uma citação de Santo Tomás sobre a importância da oração: “A oração é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação”.

Reflita. Todos nós somos chamados a defender a nossa fé de alguma maneira, seja através do estudo para a refutação dos erros e ensino da virtude, seja através de um testemunho de vida santa que arrasta uma multidão. De uma forma ou de outra, necessitamos da graça de Deus para que nossos esforços estejam enraizados n’Ele e possam gerar frutos. Como alcançar a graça? Através da oração.

Santo Tomás sobre a oração
Santo Tomás sobre a oração

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. REDAÇÃO BRASIL PARALELO. O que é Apologética? Descubra o campo da Teologia responsável por defender a fé. Brasil Paralelo. Disponível em: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/o-que-e-apologetica Acesso em: 31 de janeiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *