Ícone do site Altair Fonseca

É possível usar o Catecismo da maneira errada?

É possível usar o Catecismo da maneira errada

É possível usar o Catecismo da maneira errada

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a maneira correta de usar este importante documento.

É possível usar o Catecismo da maneira errada?

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 18, ensina: “Este Catecismo foi pensado como uma exposição orgânica de toda a fé católica. É preciso ler como uma unidade. Numerosas referências dentro do próprio texto, bem como o índice analítico no fim do volume, permitem ver a ligação de cada tema com o conjunto da fé”.

Reflita. Em seus primeiros parágrafos, o Catecismo traz indicações práticas para o seu bom uso. Dentre elas, está a de inserir cada tema em seu contexto e ensinar a fé como uma unidade, em conjunto. Ou seja, não podemos cair na reprovável prática de pinçar parágrafos do Catecismo da Igreja Católica que pareçam atender a interesses de grupos particulares, deixando de lado o equilíbrio e o discernimento. Peçamos que o Espírito Santo de Deus nos conduza em todos os nossos estudos e meditações, para também instruirmos os irmãos sobre a verdade com justiça e caridade.

Usemos o Catecismo com equilíbrio e sabedoria

Este conteúdo foi útil? Compartilhe.

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Sair da versão mobile