Clicky

A morte da inteligência no Brasil já é uma realidade? - Altair Fonseca
A morte da inteligência
Filosofia / Reflexões e Meditações

A morte da inteligência no Brasil já é uma realidade?

A morte da inteligência no Brasil já é uma realidade? Embora a pergunta pareça um pouco alarmista, o fato é que grande parte da população brasileira está no analfabetismo funcional (sem conseguir interpretar textos básicos ou realizar operações matemáticas simples). Além disso, grande parte das escolas tem educado segundo pautas ideológicas e formam antes militantes políticos do que bons profissionais e pessoas com valores morais desenvolvidos. Precisamos refletir sobre essa decadência no ensino em nosso país.

A Morte da Inteligência | Professor Edmilson Cruz

A Morte da Inteligência é um documentário do Instituto Internacional de Educação Católica e mostra como certos autores, e as suas ideias, foram capazes matar a inteligência ou, pelo menos, neutralizá-la. A seguir, acompanhe a esclarecedora entrevista com o professor Edmilson Cruz.

A Morte da Inteligência | Professor Edmilson Cruz – Entrevista Completa

Qual deve ser o objetivo da educação?

Professor Edmilson Cruz, no documentário “A Morte da Inteligência”, disse: “Quando nós olhamos para a educação atual, nós vemos que o fim último da educação não está ligado a um desenvolvimento do ser humano, das potências humanas, num desenvolvimento das virtudes, num desenvolvimento da inteligência, mas sim numa educação comportamental que visa educar a criança para que ela seja um bom cidadão, que visa educar a criança para que ela desenvolva um senso crítico, ou seja, critérios meramente políticos e comportamentais”.

Reflita. Quando a educação de um país se baseia em pautas ideológicas e narrativas, acaba formando militantes e não bons profissionais que sustentarão o futuro da nação com suas virtudes. A educação clássica, católica em sua essência, sempre priorizou tais valores que contribuíram para a formação do mundo ocidental. Menosprezar a tradição e apostar numa aventura educacional que tem gerado péssimos resultados pode ser muito arriscado e provocar a morte da inteligência em muitas gerações. Você percebe essa realidade?

A morte da inteligência
A morte da inteligência

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Referências:

CRUZ, E. A Morte da Inteligência | Professor Edmilson Cruz – Entrevista Completa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=H9CEALVA7YA>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *