Clicky

A barulheira está adoecendo muita gente. Será que você tem a doença da agitação? - Altair Fonseca
A barulheira que está adoecendo muita gente
Saúde e Espiritualidade / Vídeos

A barulheira está adoecendo muita gente. Será que você tem a doença da agitação?

Existe uma barulheira que está adoecendo muita gente, mas eu não falo só do trânsito, da falação, da música alta, do trabalho, etc. Estou falando também da barulheira interior, através dos pensamentos agitados que nunca deixam as pessoas em paz. Precisamos falar cientificamente e espiritualmente sobre este tipo de doença.

Você sabia que, em determinado grau, a agitação é uma doença?

Com base na Rede São Luiz de saúde, a agitação é quando há alterações de comportamento, relacionados com nervosismo e excitação que causam, com picos de tensão, alta irritabilidade e tornam o portador inquieto.  

O que causa e quais são os sintomas da agitação?

As crises de agitação podem ser causadas por diversas condições, como: ansiedade, bipolaridade, depressão, Alzheimer, esquizofrenia, síndrome de abstinência alcoólica, uso abusivo de drogas, hipertireoidismo. As crises de agitação, em alguns casos, são acompanhadas de sintomas como a febre, o estresse e dores.

A agitação tem cura?

O tratamento para a agitação depende da causa, variando entre o tratamento medicamentoso ou não. Para o portador, é indicado procurar um local para se acalmar, tentar descansar mais tempo e, com indicação médica, se necessário, fazer uso de remédios calmantes.  

É sempre importante acalmar-se, observar-se, conhecer-se para perceber o que está acontecendo. O acompanhamento médico é fundamental, mas também há o tratamento espiritual, que envolve a vida de oração e meditação com base nas boas práticas católicas. É incrível o número de pessoas que alcançam curas físicas depois de uma boa Confissão, depois de receber a Eucaristia ou até mesmo depois de uma boa oração por cura e libertação. A partir daqui, refletiremos sobre a agitação a partir do ponto de vista religioso.

A barulheira está deixando muita gente doente

É triste perceber que o excesso de estímulos tem tornado as pessoas cada vez mais incapacitadas para realizarem um exame de suas vidas e agirem sobriamente. É visível o adoecimento da sociedade na medida em que se afasta de Deus para viver a aventura de uma existência desordenada. No vídeo a seguir, te convido a refletir brevemente sobre o que pode estar tirando a sua paz.

A barulheira está deixando muita gente doente

Deus está fazendo coisas espetaculares agora

Altair Fonseca, em vídeo da conversa católica, disse: “Deus vai agindo, de silêncio em silêncio, de situação em situação e, muitas vezes, o mundo barulhento é que não enxerga porque a gente está muito acostumado com tela, luzes, coisas que piscam, pessoas que falam, todo este barulho que vai nos viciando em grandes estímulos e vai nos cegando para as coisas surpreendentemente espetaculares que Deus está fazendo“.

Reflita. Deus está fazendo coisas espetaculares agora, neste exato momento, e você pode estar deixando passar muitas graças por estar se afundando no excesso de estímulos que causa a agitação. O celular, as séries, as notícias, as conversas desnecessárias, enfim, a perda de tempo com qualquer coisa que não te leve a Deus. Se, uma a uma, tais coisas forem descartadas, você vai sentir gradativamente um frescor, um alívio, uma alegria de viver e vai ter tempo para as coisas que realmente importa. Conte com a graça de Deus nesse processo, através da oração, e faça a sua parte diariamente para uma vida mais sóbria e feliz.

Deus está fazendo coisas espetaculares agora
Deus está fazendo coisas espetaculares agora

Concluímos que o cuidado com a saúde física, mental e espiritual deve ser equilibrado, sem deixar nenhuma dessas três fundamentais esferas de lado. Reveja a sua vida e reflita sobre o que pode estar fora lugar para começar a corrigir hoje mesmo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!

Referências:

REDE D’OR. Agitação. Disponível em: <https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/agitacao> Acesso em: 29 de janeiro de 2024.

FONSECA, A. O. A barulheira está deixando muita gente doente. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GoiUobVv7sg>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *