Clicky

Professor viraliza ao desabafar sobre a ignorância do clero nesses tempos de crise na Igreja - Altair Fonseca
O desabafo de um professor sobre a crise na Igreja
Inspirações e conselhos

Professor viraliza ao desabafar sobre a ignorância do clero nesses tempos de crise na Igreja

Recentemente, um texto de um professor foi amplamente compartilhado em mídias católicas por se tratar de uma situação delicada, mas que é do interesse de todos os católicos. Por conversar com muita gente aflita com o atual cenário de apostasia e relaxamento moral, considero que as palavras do professor esclarecerão alguns aspectos.

O professor Rudy Albino de Assunção escreveu um texto intitulado “Um pequeno desabafo sobre ignorância e autoritarismo clericais”. Por se tratar de palavras corajosas e acertadas, até mesmo sacerdotes estão compartilhando, como é o caso do pe. Bruno Otenio, da diocese de Guarulhos, que comenta: “Duro ler isso! Mas é extremamente honesto e verdadeiro! Parabéns pelas palavras proféticas!”.

A seguir, você confere o texto na íntegra, conforme publicado pelo próprio professor Rudy Albino de Assunção em sua conta no Facebook:

“Um pequeno desabafo sobre ignorância e autoritarismo clericais

(Advertência: Não estou generalizando!)

Eu amo a Igreja. Tento não envergonhá-la demais com a minha gritante imperfeição. Ainda assim, sinto-me no direito, como filho dela, de fazer um desabafo. Boa parte das querelas litúrgicas e teológicas não existiria se muitos dos nossos ministros ordenados sentassem e lessem. Simples assim. Lessem a S. Escritura, lessem o Missal e a sua Instrução (que está à nossa disposição há 21 anos!) e lessem o Catecismo da Igreja.

Pessoas têm me perguntado se os seus párocos leram a Bíblia e o Catecismo… Uma pergunta como esta não esconde uma tristeza, uma frustração, uma inquietação, uma revolta?

Reflexos disso são as homilias sofríveis a que estamos sujeitos. Sobretudo de alguns que foram ordenados e que mal sabem ler o evangelho e não juntam uma ideia com outra com o mínimo de lógica e profundidade. Vamos falar a verdade: alguns que estão nos altares revestidos de brocados e rendas (ou com as ‘morcegonas’ bregas), se estivessem no mercado de trabalho, estariam penando por sua subsistência em trabalhos sem glamour e exposição pública (dignos, claro, mas sem a visibilidade do ministério).

A crise do clero e o desabafo de um professor
A crise do clero e o desabafo de um professor

Tenho visto vídeos de hierarcas usando de sua autoridade para negar o que está escrito. Furiosos negam cantos em latim, negam comunhão na boca e de joelhos.

Meu caros: foi-se o tempo em que as pessoas não tinham acesso a certas informações. Foi-se o tempo em que as pessoas diziam amém para tudo. ‘Leigos não instruídos’ é coisa do passado. Alguns que criticam tanto o clericalismo revestido de batina dizem – nas entrelinhas – simplesmente: ‘Façam o que estou mandando, ignorem o que vocês leram, porque eu sou o bispo/o pároco’.

Meu Deus! O atentado à fé sempre vem acompanhado do atentado à inteligência. Falta formação. E, perdoem-me a dureza: falta vergonha na cara.

Eu ministro muitas formações para outros leigos e sempre tenho que justificar o comportamento de certos párocos por terem recebido uma formação deficiente nos seus seminários. Mas não o farei mais. Hoje só não estuda e não se forma quem não quer. Casas de praia, celulares, carros, roupas de marca, viagens de férias. Essas coisas não faltam na vida de alguns. O que custa acrescentar uns livrinhos e umas horas de leitura? Isso nos pouparia de muitas reuniões, muitas dores da cabeça e muitas brigas.

Enfim: fica meu elogio aos ministros ordenados que vão na contramão dos seus irmãos de ministério que se acomodaram na sua ignorância e no seu mundo pequeno-burguês”.

Referências:

REPORTAGEM LOCAL. Desabafo de professor católico sobre “ignorância e autoritarismo clericais” viraliza no Brasil. Aleteia, 2023. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2023/12/07/desabafo-de-professor-catolico-sobre-ignorancia-e-autoritarismo-clericais-viraliza-no-brasil/> Acesso em: 8 de dezembro de 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *