Clicky

Você sabe qual é o temperamento mais comum? Padre Paulo Ricardo responde com uma linda constatação - Altair Fonseca
O temperamento mais comum
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você sabe qual é o temperamento mais comum? Padre Paulo Ricardo responde com uma linda constatação

Se você ainda não sabe quais são os 4 temperamentos, talvez o seu temperamento seja “no mundo da lua”. Brincadeiras à parte, entender as particularidades de cada um dos temperamentos pode te ajudar a se relacionar melhor com as pessoas e agradar mais a Deus.

Veja também: Low Profile? Entenda as pessoas que abandonam as redes sociais e adotam novos hábitos na internet.

Os 4 temperamentos

Colérico

O temperamento colérico é caracterizado por pessoas enérgicas, assertivas e determinadas. São indivíduos motivados, com uma natureza de liderança e capacidade de tomar decisões rápidas. 

Melancólico

O temperamento melancólico se associa a pessoas profundamente reflexivas, sensíveis e criativas. São indivíduos que valorizam a beleza e a arte, sendo detalhistas e cautelosos em suas ações.

Fleumático

O temperamento fleumático caracteriza-se por pessoas calmas, equilibradas e pacíficas. São observadores atentos, que possuem uma perspectiva objetiva das situações, pessoas amigáveis, leais e têm uma capacidade natural de ouvir e entender os outros. Além disso, são ótimos mediadores e possuem habilidades sociais bem desenvolvidas.

Sanguíneo

O temperamento sanguíneo é associado a pessoas extrovertidas, sociáveis e cheias de energia. São comunicativas, entusiasmadas e têm uma habilidade natural de atrair e influenciar os outros.

Qual o temperamento mais comum?

Os temperamentos existem, e levá-los em conta, tanto para se conhecer quanto para compreender os outros, é imprescindível. Mas eles não são “caixinhas” dentro das quais devamos meter as pessoas, anulando suas diferenças e peculiaridades. No fundo, todos somos únicos e irrepetíveis, isto é, temos nossa própria forma de expressar os traços típicos do nosso temperamento. Assista uma breve reflexão do padre Paulo Ricardo para pensar sobre isso:

PERGUNTE AO PADRE: Qual o temperamento mais comum?

Padre Paulo Ricardo, em aula sobre os temperamentos, disse: “Nós somos únicos, nós somos uma pérola preciosa de Deus e nós somos irrepetíveis. […] A gente não deve querer colocar as pessoas dentro de caixinhas e querer igualá-las”.

Somos únicos e irrepetíveis

Você sabe qual é o seu temperamento? Consegue identificá-lo diante das informações dadas acima? Sabendo ou não, o que importa é que você tenha a certeza absoluta de que Deus te ama e te criou com um propósito único, já que as pessoas não se repetem e cada ser humano é absolutamente único.

O estudo, a reflexão e a oração são fundamentais para que tenhamos um relacionamento sadio com Deus, conosco e com as pessoas à nossa volta. Que tal começarmos a transformar o mundo num lugar melhor ao colocarmos em ordem a casa do nosso coração? Compartilhe este conteúdo com quem precisa.

Somos únicos e irrepetíveis
Somos únicos e irrepetíveis

Referências:

RICARDO, P. PERGUNTE AO PADRE: Qual o temperamento mais comum? Padre Paulo Ricardo, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oN0Nzv2UaQc> Acesso em: 27 novembro 2023.

BLOG UNICEP. Os 4 temperamentos: quais são e como identificar o seu? Saiba mais! REDAÇÃO UNICEP, 2023. Disponível em: <https://blog.unicep.edu.br/os-4-temperamentos/> Acesso em: 27 novembro 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *