Clicky

Quando Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho se unem para defender a fé, a coisa fica séria - Altair Fonseca
Quando Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho se unem para defender a fé, a coisa fica séria
Reflexões e Meditações

Quando Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho se unem para defender a fé, a coisa fica séria

Tem muita gente dando mole por aí quando o assunto é a vida espiritual e acaba pulando de galho em galho, de tarefa em tarefa, se afundando num materialismo infrutífero. Há uma ideia equivocada de que várias atividades, mesmo que feitas de maneira mecânica, agradam mais a Deus do que poucos coisas bem feitas com muito amor em nome d’Ele. A seguir a coisa vai ficar séria porque vão entrar nessa conversa Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho.

Veja também: Você percebe que está faltando fé e oração no mundo?

A salvação é para os que creem

Santo Tomás de Aquino, em uma catequese sobre o Credo, falou sobre a importância da fé citando as Sagradas Escrituras e Santo Agostinho: “‘O que crer e for batizado será salvo’ (Mc 16,16). Com efeito, o Batismo sem a fé é de nenhum proveito. Portanto, ninguém que não tenha fé é aceito por Deus. ‘Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11,6). É por esse motivo que Agostinho, ao comentar a passagem: ‘Tudo o que não é segundo a fé é pecado (Rm 14,23), afirma: ‘É falsa a virtude daquele que não reconhece a verdade eterna e imutável, ainda que este tenha a melhor conduta'”.

A salvação é para quem crê
A salvação é para quem crê

Vamos refletir juntos?

A salvação é para quem crê, pelo menos é o que diz claramente Jesus Cristo. E quem somos nós para discutirmos com o Senhor? Podem passar céus e terra, mas a palavra d’Ele não passará, ou seja, não perderá o efeito e nunca mudará. Isso me faz pensar em como é estranha a postura de quem insiste em querer mudar os ensinamentos de Cristo e ainda quer ter razão.

Sabe a beleza física, os bens materiais, aquele orgulho, a soberba, as pessoas que você ama e todas as coisas deste mundo? Tudo isso passa. Mas tem algo que nunca passa: Jesus Cristo e seus ensinamentos!

Quando temos a verdadeira fé enraizada em Cristo, o Seu amor transborda na nossa vida através de obras materiais e espirituais que beneficiam os irmãos. É neste sentido que a fé sem obras é morta, como diz São Tiago, mas também observemos que obras sem fé não salvam.

Tenhamos fé n’Aquele que prometeu estar conosco até o fim do mundo, mesmo que passemos por grandes tribulações ou até mesmo nos sintamos fracos em pequenas dificuldades como o vizinho chato, o trânsito parado ou uma dor de dente. Deus está conosco nas pequenas e nas grandes coisas e só exigente de nós a fé. Claro, quem crê n’Ele, obedece os seus mandamentos e ignora as bobagens que o mundo tenta gritar com sua voz sedutora.

Você e eu somos fracos e pecadores, mas Deus nos ama mesmo assim e quer que pelo menos tentemos ser pessoas melhores hoje. Compartilhe esta pequena reflexão com alguém que precisa.

Referências:

AQUINO, T. Catequeses de Santo Tomás de Aquino. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *