Clicky

Na sua oração da noite, aprenda a fazer um bom exame de consciência - Altair Fonseca
Exame de consciência
Orações / Vídeos

Na sua oração da noite, aprenda a fazer um bom exame de consciência

Você e eu somos pecadores e ao longo do dia cometemos várias faltas. Precisamos rever nossos pecados, pedir perdão a Deus e fazer um propósito de mudança e melhora para o próximo dia. A oração da noite é um momento importante para o nosso crescimento espiritual.

Veja também: Você passa por dificuldades? Aprenda uma oração para pedir coragem e fortaleza a Deus.

A importância do exame de consciência

Altair Fonseca, em vídeo da oração da noite, disse: “A gente erra, a gente ofende a Deus com as nossas más escolhas , fazendo mau uso do livre arbítrio que Ele nos dá por amor. É por isso que todo dia, à noite, antes de dormirmos, é sempre importante a gente olhar para o que foi o nosso dia e fazer um adequado exame de consciência”.

Com muita humildade, você e eu precisamos sempre olhar para o nosso procedimento ao longo do dia, reconhecendo que somos fracos e totalmente dependentes da graça de Deus para tudo. Quanto mais agimos por impulso, sem refletir e analisar as consequências das nossas ações, mais erramos e sentimos o peso do cansaço causado pelo pecado. A leveza e a paz só podemos encontrar se descansamos o nosso coração no Senhor.

A importância do exame de consciência
A importância do exame de consciência

Oração da noite – Exame de Consciência – Orações Católicas

Você faz um correto exame de consciência todos os dias antes de dormir? Aprenda a rever o seu dia e fazer bons propósitos para o próximo dia.

Oração da noite – Exame de Consciência – Orações Católicas

Reflexões para um bom exame de consciência

  • Recordei-me de Deus durante o dia? Foi Ele o centro da minha vida? Ofereci a Ele o meu trabalho, dando-lhe graças, recorrendo a Ele com confiança de um filho a um Pai?
  • Tive fé? Esperança? Caridade? Amei a Deus sobre todas as coisas?
  • Fiz as orações a que me obriguei? Foram meras repetições ou coloquei nelas meu coração, minha alma, e apliquei o fervor requerido?
  • Servi a Deus com meu trabalho e meus deveres de estado? Estudei, trabalhei, cumpri meu dever como (filho, pai, mãe, esposo, esposa, trabalhador, chefe, empregado, etc.)?
  • Deixei-me vencer pelo respeito humano em algum momento do dia?
  • Fui caridoso com as pessoas em palavras e atos?
  • Tratei mal os demais?
  • Ajudei os outros, tornando seu dia mais agradável?
  • Caí na murmuração?
  • Perdoei a quem necessita?
  • Aproximei as pessoas de Deus? Fiz algum apostolado?
  • Rezei pelos demais?
  • Lutei pela minha própria santificação? Correspondi com meu esforço à graça soberana de Deus?
  • Deixei-me levar por sentimentos de orgulho, vaidade, sensualidade? Sei qual meu defeito dominante e contra ele empreguei um verdadeiro combate? Pedi a ajuda de Deus para que em mim aumente as virtudes, especialmente as contrárias aos pecados dominantes, bem como a fé, a esperança e a caridade?

Faça o exame de consciência todos os dias

Altair Fonseca, em vídeo da oração da noite, disse: “Realizar um exame de consciência no final de cada dia é fundamental para a nossa caminhada espiritual. A gente olha aquilo que não fizemos bem, pedimos perdão a Deus e já fazemos um propósito de lutar para sermos pessoas melhores no próximo dia”.

Este momento de oração no fim do dia é fundamental para rever a vida, reconhecer os erros e fazer bons propósitos para o próximo dia. É hora de descansar em Deus, pedir que os anjos velem o seu sono, para que possa acordar com energia física e espiritual para os desafios do dia seguinte.

Faça o exame de consciência todos os dias
Faça o exame de consciência todos os dias

Ato de Contrição para fora da Confissão

Confesso a Deus, Pai Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

Inscreva-se no canal Altair Fonseca no YouTube.

Referências:

MBC, Editorial (Editorial MBC), 2018 – Devocionário a São José / Editorial MBC. — Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2022. 576 p.: il. color.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *