Clicky

São João da Cruz avisou, mas muita gente continua rezando da maneira errada - Altair Fonseca
Rezando errado
Reflexões e Meditações / Vídeos

São João da Cruz avisou, mas muita gente continua rezando da maneira errada

Na hora de rezar, o seu coração é movido por uma justa intenção de unir-se a Deus e fazer a Sua vontade? Você confia na providência divina e tem uma vida de oração que te leva pelos caminhos tortuosos do verdadeiro amor? Muita gente está rezando da maneira errada, pois estaciona na dimensão mais superficial da súplica e não avança na direção do Amado de sua alma.

Veja também: Aprenda uma linda oração a Santa Teresinha do Menino Jesus.

No livro A subida do monte Carmelo, São João da Cruz fala da noite escura e nos ensina a ter um desprendimento de tudo o que turva a nossa alma e nos impede de ter uma verdadeira e intensa união com Deus.

Muitos continuam rezando da maneira errada

São João da Cruz, no livro A Subida do Monte Carmelo, disse: “Há alguns que oram mais para conseguir o que desejam do que pela honra de Deus. (…) Melhor seria se dessem outro fim a suas preces, ocupando-se em coisas que lhe são muito mais importantes, como purificar de verdade suas consciências e entender realmente as coisas sobre sua salvação (…). Assim prometeu o Senhor por meio do evangelista, dizendo: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo (Mt 6,3), porque essa é a prece que mais apraz a Deus. E para alcançar a realização das petições que temos em nosso coração, não há melhor meio do que pôr a força de nossa oração naquilo que mais agrada a Deus; porque então não só nos dará o que Lhe pedimos, que é a salvação, como também o que Ele vê que nos convém e é bom para nós (…). O Senhor está próximo dos que o chamam de verdade (Sl 145, 18), que lhe pedem as coisas que são de maior verdade, como o são as coisas da salvação. (…) Dessa maneira, portanto, devem as almas dirigir a Deus as forças e o gozo da vontade nas suas preces, cuidando de não se apoiar em cerimônias inventadas, desaprovadas e não adotadas pela Igreja Católica (…). Não queiram elas usar novas maneiras, como se soubessem mais que o Espírito Santo e sua Igreja. Se Deus não atende suas súplicas numa forma simples de oração, não creiam que Ele as atenderá por meio de todas as invenções que possam introduzir”.

Muitos continuam rezando da maneira errada
Muitos continuam rezando da maneira errada

O que é a noite escura?

Já ouviu falar sobre a noite escura? Este termo de São João da Cruz deixa muita gente em dúvida, mas com a explicação a seguir, do Frei Diego Santana, vai ficar mais fácil entender do que se trata. Aliás, vale a pena inscrever-se no canal e acompanhar os outros vídeos dessa série de valiosos conhecimentos espirituais.

Noite Escura | São João da Cruz | Frei Diego Santana | #08

Ao contrário das invenções e complicações modernas, a alma precisa do despojamento e do esforço ascético na direção de Deus para colher verdadeiros frutos espirituais. Este conteúdo é apenas uma provocação inicial para que você busque mais tempo de qualidade com o Senhor e também interesse-se pela meditação de bons livros espirituais. Que Deus abençoe você!

Inscreva-se no canal Freis Carmelitas Mensageiros no YouTube.

Referências:

STEIN, Edith. A Ciência da Cruz. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *