Ícone do site Altair Fonseca

Você já identificou os seus piores inimigos?

Seus piores inimigos

Seus piores inimigos

Quais são seus piores inimigos? Você já parou para pensar no que trava a sua vida e impede o seu avanço na direção de seus objetivos e sonhos? A. D. Sertillanges te ajuda a fazer um diagnóstico no profundo conteúdo de hoje.

Veja também: A estupidez na hora dos estudos.

A pureza da alma

A.D. Sertillanges, um padre dominicano francês, no excelente livro A vida intelectual diz: “A pureza do pensamento exige pureza da alma: eis uma verdade geral indiscutível”.

Antes de tentar reconhecer os seus principais inimigos, é preciso entender que sem a pureza da alma, todo o nosso exterior fica desordenado e isso fica evidente em nossas más escolhas e na desorganização da nossa vida. Essa é a dica inicial para que avancemos no assunto.

A pureza da alma

Você já identificou os seus piores inimigos?

A. D. Sertillanges afirma: nos questiona: “Quais inimigos você teme? Não nos vem à mente a preguiça, lugar onde estão sufocados nossos mais brilhantes talentos? Não pensamos na sensualidade, que enfraquece e torna o corpo pesado, obscurece a imaginação, emburrece a inteligência, dissipa a memória? No orgulho que, ora brilhando, ora ofuscando, faz com que nos voltemos de tal modo para nós mesmos, que perdemos o sentido do universal? não pensamos na inveja, que obstinadamente se recusa a reconhecer a lucidez do nosso vizinho? Na irritação, que rejeita as críticas, fazendo com que insistamos em nossos próprios erros?”.

É evidente que todas as paixões desordenadas causam um enorme prejuízo em diversas áreas da nossa vida. Se você sente que algo não está caminhando como deveria, reflita sobre o que pode estar fora do lugar no seu interior e que está interferindo no exterior. Vamos meditar juntos sobre isso no vídeo a seguir:

Quais são seus piores inimigos? – A Vida Intelectual, por A. D. Sertillanges #19

Cuide do interior

Não é sem motivo que a Palavra de Deus nos alerta: “Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez. Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem” (Mc 7, 21-23).

É um exercício espiritual de grande importância silenciar e refletir sobre o tipo de movimento interior que tem dominado todas as suas decisões. Reconhecendo seus principais inimigos, comece a combater com a oração e a mortificação. Deus estará contigo em todas as lutas!

Cuide do interior

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Sair da versão mobile