Clicky

Você sabia que paixões e vícios destroem a sua vida intelectual? - Altair Fonseca
A vida intelectual e as paixões
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você sabia que paixões e vícios destroem a sua vida intelectual?

As paixões e vícios destroem a sua vida intelectual e isso tem se tornado cada vez mais claro. Quanto mais as pessoas são orgulhosas e apegadas aos seus juízos, menos são capazes de refletir honestamente sobre qualquer coisa. É óbvio que essa postura nos afasta de Deus.

Veja também: Você teria 2 horas por dia para dedicar aos estudos?

O que nos afasta da verdade?

A. D. Sertillanges, no excelente livro A Vida Intelectual, diz: “Do que depende, antes de mais nada, o esforço da ciência? Em primeiro lugar, da atenção, que estabelece o campo da pesquisa, pondo aí todo o nosso foco e concentrando todas as nossas forças; em segundo lugar, do julgamento, que colhe o fruto da investigação. Ora, as paixões e os vícios relaxam a atenção, dispersam-na, desviam-na, atingindo-se assim um julgamento enviesado”.

Você entende quando somos apegados demais a alguma realidade, temos imensa dificuldade em analisar o conjunto com mais clareza? Vemos isso de maneira muito evidente nas brigas políticas recentes. Quem idolatra um partido ou um político (não importa qual) entra num extremismo que cega a visão espiritual, tão necessária para que cheguemos ao conhecimento da verdade e façamos a vontade de Deus.

O que nos afasta da verdade
O que nos afasta da verdade?

As paixões e vícios destroem a sua vida intelectual

As paixões e os vícios destroem a vida intelectual, já que tiram a nossa atenção do que realmente importa. Levados de um lado para o outro pelo mar revolto de nosso interior desordenado, não conseguimos enxergar as coisas com clareza. Entenda melhor no vídeo a seguir:

As paixões e os vícios destroem a vida intelectual – A Vida Intelectual, por A. D. Sertillanges #18

Queira conhecer o seu conhecedor

Santo Agostinho diz: “Que eu te conheça, ó conhecedor meu! Que eu também te conheça como sou conhecido! Tu, ó força de minha alma, entra dentro dela, ajusta-a a ti, para a teres e possuíres sem mancha nem ruga”.

Deus conhece tudo sobre nós, até as mais profundas entranhas do nosso ser, realidades que nem nós sabemos sobre nós mesmos. Como é avassalador pensar nessa realidade e refletir sobre a grandeza d’Aquele que tudo pode e tudo sabe. Que possamos nos desvencilhar dos nossos apegos e nos apegar ao Senhor.

Queira conhecer o seu conhecedor
Queira conhecer o seu conhecedor

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *