Clicky

São Fulgêncio (460-533) - Altair Fonseca
São Fulgêncio
Conhecimento da Igreja Católica

São Fulgêncio (460-533)

Apesar dos problemas familiares e da delicada saúde, Fulgêncio foi nomeado muito cedo como procurador de sua província em Cartago. Tal sucesso, no entanto, não lhe satisfazia o coração. Arrecadar impostos se provava a cada dia uma tarefa mais ingrata, e, quando tinha 22 anos, o tratado de Santo Agostinho sobre os Salmos o convenceu a ingressar na religião. Vejamos a seguir a transformação de um jovem promissor aos olhos do mundo no grande São Fulgêncio.

Veja também: Aprenda a rezar a Ladainha de Todos os Santos.

Após seis anos vividos em paz, seu mosteiro foi atacado por hereges arianos, e Fulgêncio acabou destituído e banido para o deserto. Buscava agora a solidão no Egito, porém, encontrando este país também em crise cismática, dirigiu seus passos para Roma. Lá os esplendores da corte imperial, por maiores que fossem, eram apenas um símbolo da glória superior da Jerusalém celeste, e, na primeira trégua na perseguição, Fulgêncio voltou a buscar sua cela africana.

Eleito bispo em 508, foi convocado a encarar novos perigos, sendo logo banido para a Sardenha pelo rei ariano Trasimundo, junto a 59 prelados ortodoxos. Embora fosse o mais jovem dos exilados, tornou-se imediatamente porta-voz de seus irmãos e suporte de seus rebanhos. Fosse em livros, fosse em cartas – que sobreviveram até hoje – confundiu os heresiarcas pelagianos e arianos e conferiu a crisma aos católicos na África e na Gália.

Um sacerdote ariano traiu Fulgêncio junto aos númidas e ordenou que ele fosse flagelado – o que acabou se realizando. Arrancaram-lhe o cabelo e a barba e o deixaram nu, com o corpo tão desfigurado que mais se assemelhava a uma imensa chaga sangrenta. Mesmo o bispo ariano se envergonhou dessa brutalidade, e se dispôs a punir o sacerdote, caso o santo o processasse legalmente. Porém, Fulgêncio respondeu: “Um cristão não deve buscar vingança neste mundo. Deus sabe como fazer justiça a Seus servos. Se eu levasse a punição humana a esse sacerdote, perderia meu prêmio junto a Deus. Ademais, seria um escândalo para muitos pequeninos que um católico e monge, por mais indigno que seja, busque a compensação de um bispo ariano”.

Não busque a vingança
Não busque a vingança

Com a morte de Trasimundo, os bispos retornaram a seus rebanhos, e Fulgêncio, reestabelecendo a disciplina em sua sé, retirou-se para um mosteiro em uma ilha, onde, após se preparar por um ano, faleceu em paz, em 533.

São Fulgêncio, rogai por nós!

Referências:

BUTLER, Alban. Vida dos Santos. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2021.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *