Ícone do site Altair Fonseca

O que você acha de quem aprende, mas não compartilha o conhecimento?

O estudo egoísta

O estudo egoísta

Existe um tipo de estudo egoísta, que visa apenas o benefício próprio, de maneira arrogante e interesseira. Em um mundo que tanto precisa conhecer a verdade, os intelectuais católicos precisam sair de seus gabinetes e assumir uma atitude missionária.

Veja também: Padre Gaspar Pelegrini dá sensacional resposta a quem diz que só se confessa diretamente com Deus.

Você vai ficar no leite para sempre?

Recentemente, em uma ótima homilia, o pároco da minha comunidade falou sobre a necessidade de não parar apenas nas homilias dominicais. Os católicos precisam buscar o encontro diário com Cristo na Palavra, no estudo do magistério e da tradição da Igreja.

Vejamos o que a Palavra diz: “Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma doutrina profunda, porque é ainda criança. Mas, o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal” (Hb 5,13-14).

Chega um momento em que o básico torna-se pouco e precisamos nos lançar a águas mais profundas. Uma vida de oração mais séria e a reflexão mais cuidadosa sobre os textos bíblicos faz com que saiamos do leite e passemos ao alimento sólido.

Você vai ficar no leite para sempre

Professor Felipe Aquino diz: “Não há dúvida de que a maior necessidade do povo católico é a formação na doutrina. Por não a conhecer bem, esse mesmo povo, muitas vezes, vive sua espiritualidade, mas acaba procedendo como não católico. Pois, aceita e vive, por vezes, de maneira diferente do que a Igreja ensina, especialmente na moral. Deixa-se enganar pelas seitas, igrejinhas e superstições”.

É urgente que busquemos a verdade, e tendo contato com ela, anunciemos aos que ainda não a conhecem.

O que você acha de quem aprende, mas não compartilha o conhecimento?

Não estude somente para você! A pessoa que verdadeiramente se dedica à vocação intelectual entende que deve gerar frutos e impactar o mundo. Deus conta conosco na nossa área de atuação para melhorar a realidade à nossa volta. Vamos refletir sobre isso com os ensinamentos do tomista A. D. Sertillanges.

Não estude somente para você – A Vida Intelectual, por A. D. Sertillanges #12

Inscreva-se no canal Altair Fonseca no YouTube.

Aprendamos e ensinemos

Em sua viagem à África,  em 2009, o Papa Bento XVI deixou claro que a formação é o antídoto para as seitas e para o relativismo religioso e moral. Em Yaoundé, em Camarões, o Santo Padre pediu – encarecidamente – aos bispos que perseverem em seus esforços por oferecer aos leigos “uma sólida formação cristã, que lhes permita desenvolver plenamente seu papel de animação cristã da ordem temporal (política, cultural, econômica, social), que é compromisso característico da vocação secular do laicado”.

Precisamos conhecer Jesus Cristo e sermos canais para que outros o conheçam. O mundo precisa ter contato com o único que pode libertar do mal, do pecado e da morte. Estejamos unidos em vigilância, estudo e oração.

O católico precisa estudar

Referências:

AQUINO, Felipe. Como posso ser um católico bem formado e contribuir com a minha fé? Formação Canção Nova. Cachoeira Paulista. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/como-posso-ser-um-catolico-bem-formado-e-contribuir-com-minha-fe/>. Acesso em: 23 abr. 2023.

Sair da versão mobile