Clicky

Você sabe quais são os dias de preceito, nos quais um católico não pode faltar à Santa Missa? - Altair Fonseca
Quais são os dias de preceito
Conhecimento da Igreja Católica

Você sabe quais são os dias de preceito, nos quais um católico não pode faltar à Santa Missa?

Você sabia que, nos dias de preceito, é obrigatória para todo fiel católico a participação na Santa Missa? Mas você sabe quais são esses dias de preceito? Descubra a seguir.

Veja também: Totus Tuus, uma linda oração de São João Paulo II à Virgem Maria.

Por que guardar domingos e festas?

O terceiro mandamento da Lei de Deus – “Guardar os domingos e festas” –, de modo específico, nos lembra que o domingo é o dia do Senhor e a Ele deve ser dedicado.

O texto do Êxodo nos fala: “Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás durante seis dias e farás toda a tua obra. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus não farás trabalho algum” (Ex 20, 8-10).

O dia do sábado, no Antigo Testamento, lembrava a libertação que o povo de Israel teve do Egito até a Terra Prometida. Porém, a nossa fé vem do Novo Testamento, quando recordamos a Páscoa de Jesus e a sua Ressurreição no domingo. Por isso, a Igreja, desde o tempo dos apóstolos, guarda o domingo como o Dia do Senhor.

O Catecismo da Igreja Católica, 2185, nos explica:

“Aos domingos e outros dias festivos de preceito, os fiéis abstenham-se de trabalhos e negócios que impeçam o culto devido a Deus, a alegria própria do Dia do Senhor, a prática das obras de misericórdia ou o devido repouso do espírito e do corpo. As necessidades familiares ou uma grande utilidade social constituem justificações legítimas em relação ao preceito do descanso dominical. Mas os fiéis estarão atentos a que legítimas desculpas não introduzam hábitos prejudiciais à religião, à vida de família e à saúde”.

Respeite os dias de preceito
Respeite os dias de preceito

Mas quais são os dias de preceito?

1 – Todos os domingos do ano são dias de preceito.

2 – Várias datas de preceito na Igreja já caem normalmente em domingos, como o Domingo de Ramos, o Domingo de Páscoa, o Domingo de Pentecostes, o Domingo da Santíssima Trindade.

3 – Os dias de preceito que podem não cair em domingo são os seguintes dez:

  • A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro;
  • A Epifania do Senhor, em 5 de janeiro;
  • São José, em 19 de março;
  • A Ascensão de Jesus ao Céu, na quinta-feira da 6ª semana da Páscoa;
  • Corpus Christi, na quinta-feira após a oitava de Pentecostes;
  • São Pedro e São Paulo, em 29 de junho;
  • A Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto;
  • Todos os Santos, em 1º de novembro;
  • A Imaculada Conceição de Nossa Senhora, no dia 8 de dezembro;
  • O Natal, em 25 de dezembro.

Mas atenção: mesmo algumas das celebrações sujeitas a cair em dias da semana podem ser movidas para o domingo seguinte, conforme as orientações específicas da Conferência Episcopal de cada país.

Dai a Deus o que é de Deus

Se nos dias de trabalho você se dedica na execução de diversas tarefas, no dia do Senhor você deve se dedicar inteiramente a Deus. Reflita sobre a maneira como tem vivido cada domingo e os outros dias de preceito.

Dai a Deus o que é de Deus
Dai a Deus o que é de Deus

Referências:

Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Edição típica Vaticana, Loyola, 2000.

MANZOTTI, Pe. Reginaldo. Como realmente devemos guardar os domingos e festas? Aleteia. Brasil, 2019. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2019/10/07/como-devemos-guardar-os-domingos-e-festas/>. Acesso em: 13 mar. 2023.

Reportagem local. Afinal, quais são os dias de preceito na Igreja Católica? Aleteia. Brasil, 2019. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2019/11/26/afinal-quais-sao-os-dias-de-preceito-na-igreja-catolica/>. Acesso em: 13 mar. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *