Clicky

Existem dois tipos de pessoas: as que sentem inveja e as que provocam inveja. Qual delas você é? - Altair Fonseca
A inveja e os invejosos
Reflexões e Meditações / Vídeos

Existem dois tipos de pessoas: as que sentem inveja e as que provocam inveja. Qual delas você é?

O ser humano é frágil e pecador, e na sociedade atual que cada vez mais se preocupa com a vida alheia, o pecado da inveja tem se alastrado como uma verdadeira praga. Vamos meditar a seguir sobre essa realidade com a ajuda de bons sacerdotes.

Veja também: Músicas imundas, barulho e falta de paz? Dom Adair José Guimarães e Padre Adriano Zandoná falam sobre a força do silêncio.

O sucesso incomoda

Em uma de suas recentes homilias, Padre Adriano Zandoná, ao falar do desprezo que Jesus sofreu da parte dos habitantes da própria cidade, explicou que o sucesso incomoda. “Muita gente suporta até a sua fraqueza e te ajuda na sua queda, mas para suportar o seu sucesso a pessoa tem que te amar muito, tem que ser humilde e tem que ser madura. Porque nem todo mundo suporta o nosso sucesso. A pessoa está até bem com você, desde que você não seja melhor que ela, né?”, disse.

Não alimente a inveja
Não alimente a inveja

O sacerdote também ressaltou que a humildade é fundamental para que fiquemos em paz e reconheçamos os talentos dos outros. Zandoná disse: “Sejamos humildes! Reconheçamos o talento do outro, celebremos o talento do outro. É preciso humildade para celebrar o talento do outro. É preciso humildade para reconhecer o dom do outro. Não seja orgulhoso, orgulhosa. (…) Tem pessoas que são melhores que você e que eu, ponto”.

O sucesso incomoda
O sucesso incomoda

Uma pequena reflexão sobre a inveja com Padre Reginaldo Manzotti

Você já ouviu a história da serpente e o vagalume? No vídeo a seguir, Padre Reginaldo Manzotti te convida a refletir sobre o pecado da inveja, este sentimento tóxico que entristece o coração de Deus. Infelizmente, a qualquer momento, uma cobra pode cruzar o nosso caminho querendo ofuscar o nosso brilho. Ou, quantas vezes, nós não somos a cobra porque não aceitamos o brilho dos outros? Pense nisso e compartilhe essa história.

UMA REFLEXÃO SOBRE A INVEJA | PADRE REGINALDO MANZOTTI

7 sinais de que alguém tem inveja de você

No vídeo a seguir, Padre Chrystian Shankar mostra 7 sinais de que alguém tem inveja de você. O sacerdote também te ajuda se proteger dos invejosos. Assista ao programa Alegria do Evangelho, da TV Evangelizar:

7 sinais de que alguém tem inveja de você | Pe. Chrystian Shankar

A inveja brota da comparação desnecessária, que leva alguém a ficar analisando o que o outro tem a mais, o que tem de melhor, enfim, a superioridade alheia em diversos pontos. A inveja tira a alegria e torna a vida do invejoso amarga, além de desejar o mal do invejado. É provável que todos nós já sentimos inveja em algum grau em nossas vidas. Pedimos a Deus que nos ajude a vencer este mal e que sejamos preservados de toda a destruição que ele causa.

Quem consegue suportar a inveja
Quem consegue suportar a inveja

Se a Igreja é o corpo místico de Cristo e cada um de nós somos membros dela, o dom e a alegria do irmão é também compartilhado comigo. Não sejamos mesquinhos, mas vivamos com alegria o sucesso dos que estão à nossa volta, sabendo que de alguma forma ele também nos beneficia. O momento da sua vitória, com esforço e fé, pela graça de Deus, também chegará. Acredite!

Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas reflitam e lutem contra este mal.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *