Clicky

Ato Penitencial - Altair Fonseca
Ato Penitencial
Orações

Ato Penitencial

Hoje você vai aprender as maneiras de rezar o Ato Penitencial e a proposta da Igreja para a sua recitação na Santa Missa. É também importante entender o valor da confissão de nossas culpas diante do Senhor.

Veja também:

No Ato Penitencial, a Igreja faz a proposta de uma confissão geral dos pecados, sem que cada pessoa diga os próprios pecados; a assembleia inteira reconhece que pecou “muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões”, sem, porém, enumerar quais foram os pecados praticados por pensamentos, palavras, atos e omissões. Os pecados graves devem ser confessados a Deus no Sacramento da Penitência ou Reconciliação (Confissão), antes que o fiel se aproxime da Eucaristia.

Não comungue de qualquer jeito
Não comungue de qualquer jeito

A Litugia das Horas (recitada pelos religiosos, mas que pode também ser recitada pelos fiéis leigos), traz nas Completas a fórmula do Ato Penitencial para ser rezada ao se fazer o exame de consciência noturno. Aqui, revemos nosso dia, pedimos perdão a Deus por nossas faltas e fazemos o propósito de lutar contra o pecado no dia seguinte.

Ato Penitencial

O Missal Romano apresenta três maneiras ou formas de realizar o Ato Penitencial:

  1. Confesso a Deus, Pai Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa.
    E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
  2. Os versículos responsoriais, conforme o Salmo 84,8: Tende compaixão de nós, Senhor – Porque somos pecadores. Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia – E dai-nos a vossa salvação.
  3. As aclamações a Cristo, seguidas do: Senhor, tende piedade de nós…; essas aclamações a Cristo podem variar, seguindo o ritmo do tempo litúrgico, como por exemplo, as propostas para a Quaresma: (1) Senhorque nos mandastes perdoar-nos mutuamente antes de nos aproximar do vosso altar, tende piedade de nós – Senhor, tende piedade de nós; (2) Cristo, que na cruz destes o perdão aos pecadores, tende piedade de nós – Cristo, tende piedade de nós; (3) Senhor, que confiastes à vossa Igreja o ministério da reconciliação, tende piedade de nós – Senhor, tende piedade de nós.

Referências:

PERON, Edmar. Ritos Iniciais: Ato Penitencial. Arquidiocese de São Paulo. São Paulo, 2014. Disponível em: <https://arquisp.org.br/regiaobelem/vigario-episcopal/artigos/ritos-iniciais-ato-penitencial>. Acesso em: 04 jan. 2023.

VALE, Filomena. Oração Ato Penitencial. Dra. Filó. Belo Horizonte, 2021. Disponível em: <https://www.drafilo.com.br/oracao-ato-penitencial/>. Acesso em: 04 jan. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *