Clicky

São João Paulo II nos lembra que a história e a fé católica do Brasil não podem ser canceladas - Altair Fonseca
São João Paulo II e o Brasil
Conhecimento da Igreja Católica / Reflexões e Meditações

São João Paulo II nos lembra que a história e a fé católica do Brasil não podem ser canceladas

Vivemos tempos estranhos onde, em nome de um falso amor, alguns grupos querem destruir totalmente quem pensa diferente através de um cancelamento. A Igreja Católica está no centro de todos os ataques, pois o projeto de Jesus Cristo para a salvação dos homens não é compatível com os pecados e os apegos atuais. Mesmo com a perseguição, a história e a fé católica do Brasil não podem ser canceladas, já que não foram estabelecidas sobre alicerces materiais.

Veja também:

A história e a fé católica do Brasil não podem ser canceladas

“A cruz é antes de tudo símbolo da fé. Com a cruz de Frei Henrique de Coimbra, era sobretudo a fé católica que assinalava os primeiros momentos e se inseria profundamente na vida e nos destinos do país que estava nascendo. Pode-se dizer do Brasil: sua cultura é radicalmente católica. (…) Pretender cancelar esta fé é esvaziar séculos de história no que ela tem de mais autêntico, é mutilar a mensagem do Evangelho, é condenar-se a desconhecer a razão profunda de determinados traços da personalidade religiosa dos brasileiros.”

A história e a fé católica do Brasil não podem ser canceladas
A história e a fé católica do Brasil não podem ser canceladas

A primeira Santa Missa celebrada no Brasil

Para entendermos melhor as palavras de São João Paulo II, voltemos ao dia 26 de abril de 1500, domingo da oitava de Páscoa: essa foi a data da primeira Santa Missa celebrada em solo brasileiro!

O sacerdote que a presidiu foi o frei Henrique de Coimbra, acompanhado pelos seus irmãos franciscanos de um grupo de oito missionários, além de alguns sacerdotes seculares – entre eles, um vigário destinado à Índia. Foram 47 dias de viagem pelo Atlântico até que todos os preparativos para a primeira Missa no Brasil fossem terminados.

Eucaristia foi celebrada em Santa Cruz Cabrália, litoral sul da Bahia, sobre o ilhéu da Coroa Vermelha, que hoje não existe mais: devido ao movimento das marés, a ilhota que serviu de base para o nosso primeiro Altar Eucarístico acabou se unindo à terra e formando uma praia ampla, de areias brancas.

O altar, “mui bem corregido“, foi erguido sob a proteção de um dossel. Na praia do continente, em frente à ilhazinha ali bem próxima, cerca de duzentos índios acompanhavam atentamente a cerimônia. Segundo Pero Vaz de Caminha, a missa “foi ouvida por todos com muito prazer e devoção“.

Terminada a celebração, o sacerdote subiu a uma cadeira e fez “uma solene e proveitosa pregação” à assembleia sentada na praia. O sermão, ainda de acordo com o relato de Caminha, “tratou da nossa vinda e do achamento desta terra, conformando-se com o sinal da Cruz, sob cuja obediência viemos, o que foi muito a propósito e fez muita devoção“.

A cena imortalizada

Como uma imagem vale mais que mil palavras, a história e a fé católica do Brasil foram imortalizadas em um quadro magnífico e cheio de significado. Aprecie:

A Primeira Missa no Brasil, feito em 1861 pelo pintor catarinense Victor Meirelles deLima (1832-1903)

A representação mais famosa da celebração é o quadro “A Primeira Missa no Brasil“, feito em 1861 pelo pintor catarinense Victor Meirelles de Lima (1832-1903). A obra, a primeira de um artista brasileiro a ser aceita com louvores no badalado Salão de Paris, mostra, porém, a cerimônia acontecendo na própria praia onde estava a assembleia.

A história do Brasil começou embaixo de uma cruz

Padre Alir Sanagiotto, scj, assim nos fala sobre o primeiro e mais importante ato realizado no Brasil:

Assim teve início a história do nosso país: embaixo de uma cruz. O primeiro e mais importante ato foi realizado cinco dias após a chegada dos portugueses aqui: a celebração do santo sacrifício da Santa Missa. O Sangue do Cordeiro, o único e eterno sacrifício aceito pelo Pai, já era oferecido nesta Terra de Santa Cruz.

Começamos bem! Iniciamos tudo, sob o signo da cruz, oferecendo o preciosíssimo Corpo e Sangue de Jesus ao Pai, na Santa Missa. Após o descobrimento, bem antes de esta terra ter sido banhada por qualquer outro sangue, ela foi consagrada pelo Sangue bendito do Filho de Deus oferecido sobre o altar naquele memorável 26 de abril de 1500.

Referências:

S. JOÃO PAULO II, Homilia (Brasília, 30 de junho de 1980), n. 4.

SANAGIOTTO, Padre Alir. A  celebração da Santa Missa foi o primeiro e mais importante ato realizado no Brasil. Canção Nova. Cachoeira Paulista, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/a-primeira-santa-missa-no-brasil/>. Acesso em: 21 nov. 2022.

Aleteia Brasil. 26 de abril de 1500: é celebrada a primeira Santa Missa no Brasil! Aleteia. Brasil, 2016. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2016/04/26/26-de-abril-de-1500-e-celebrada-a-primeira-santa-missa-no-brasil/>. Acesso em: 29 nov. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *