Clicky

O pior cego é aquele que não enxerga espiritualmente - Altair Fonseca
Sobre a cegueira espiritual
Reflexões e Meditações

O pior cego é aquele que não enxerga espiritualmente

Muitos dizem que o pior cego é aquele que não quer ver, mas podemos ir além: o pior cego é aquele que não enxerga espiritualmente. Há realidades celestes muito superiores a tudo o que é material e Deus tem o controle de tudo, mesmo que Seus desígnios não sejam perceptíveis pela maioria das pessoas. Quem exercita o olhar da alma, participa mais ativamente do mundo espiritual e aproxima-se de Deus.

Veja também:

O olhar da alma

Padre Júlio Maria de Lombaerde nos fala sobre as formas de cegueira:

“A alma tem, como o corpo, o seu olhar. E assim como há homens que não veem mais as coisas exteriores que os cercam, outros há também que não mais compreendem as coisas divinas de que estão repletos. Os primeiros se chamam cegos. Os segundos se denominam indiferentes. Quais serão os mais dignos de lástima?”

A cegueira física nos priva de ver as coisas materiais, mas a cegueira espiritual nos deixa cegos para Deus e seus desígnios. Quem vive com os olhos da alma fechados, não consegue perceber a ação da Divina Providência e não clama ao Senhor o auxílio indispensável para cada dia. A pessoa que enxerga espiritualmente, percebe a sua fraqueza e tem confiança no Senhor que é poderoso e age na nossa miséria, transformando o nosso nada em uma linda obra.

A pior cegueira é a espiritual
A pior cegueira é a espiritual

Bartimeu era cego, mas enxergava Jesus

Ao invocar Jesus, o cego Bartimeu (Mc 10,47; Lc 18,39) experimenta a repreensão dos presentes que o querem calado, mas ele sabe o que quer, assim como tem a percepção de que o Mestre e Senhor, o Filho de Davi, passa por ali. Embora fosse cego fisicamente, Bartimeu tinha a visão espiritual que o levou a enxergar Jesus Cristo como o Senhor, que é capaz de tudo, inclusive de curar a sua cegueira física.

Precisamos ter essa liberdade diante do Senhor, para que nenhuma voz, comodidade, repreensão, enfim, nada possa nos calar ou impedir de viver esse encontro pessoal com profundidade.

Hoje, talvez, muitas vozes estejam te repreendendo, oprimindo e forçando a se calar diante de Cristo. Por isso, deixe de lado as vozes que o confundem, que produzem dúvidas, desânimo e derrotismo em seu interior e volte-se para a voz do Senhor.

A atitude de quem quer ver o Senhor

O encontro com o Senhor exige a atitude de lançar fora tudo aquilo que produz escravidão e que nos faz viver à margem da vida cristã, como cegos e mendigos espirituais. Nas paróquias pelo mundo, quantos não vivem assim, como se não enxergassem a graça que passa? A postura de quem quer ver o Senhor nos faz deixar de lado tudo o que nos paralisa no caminho e nos impede de estar a caminho como seguidores de Jesus. Será que não estamos apegados aos nossos caprichos, preconceitos, comodidades e limitações?

Desprendimento
Desprendimento

É preciso assumir a dignidade de filho. Não podemos viver como um mendigos cegos e sem direção, parados no caminho, estáticos perante a vida. Estar de prontidão é uma necessidade de vida, pois, sem prontidão e insistência diante do importante e fundamental, o Salvador passa por nós e permanecemos na mesma condição, pois no comodismo não acontece transformação de vida, muito menos dinamismo na graça do Espírito Santo, que tudo renova.

Que a voz do Senhor, o Bom Pastor, possa fazer arder o seu coração e iluminar sua alma, sua vida, libertando-o de toda cegueira. Que a luz de Cristo brilhe em você!

Referências:

LOMBAERDE, Júlio Emílio Alberto de. Ensinamentos da Sagrada Família. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2022.

GONÇALVES, Padre Eliano Luiz. Liberte-se de toda cegueira. Canção Nova. Cachoeira Paulista, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-interior/liberte-se-de-toda-cegueira/>. Acesso em: 23 nov. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *