Clicky

O que é Metafísica? É possível estudar sobre algo que está muito além do óbvio? - Altair Fonseca
Metafísica
Vídeos

O que é Metafísica? É possível estudar sobre algo que está muito além do óbvio?

O que é Metafísica? Ao estudar sobre realidades mais profundas, todo mundo acaba se deparando com este termo e é importante entender o seu significado. A seguir, não tenho a pretensão de apresentar um estudo aprofundado sobre o tema, mas de gerar uma faísca inicial que proporcionará no leitor o desejo de buscar mais conhecimento.

Veja também:

O que é Metafísica?

Em grego, meta significa “depois de”, “além de”, e physis significa “física”, “natureza sensível”. Se a física estuda a natureza sensível, a metafísica estuda o que está além da natureza, no primeiro princípio de todo ser, a causa inicial para todos os efeitos. A plenitude de toda amplitude invariavelmente nos leva a Deus e é por isso que essa ciência é fascinante.

O avanço nos estudos é graça de Deus
O avanço nos estudos é graça de Deus

Partindo do conceito de ciência como o estudo das causas e princípios de coisas, seres e fenômenos, Aristóteles define a Metafísica como a ciência mais elevada, pois se ocupa de estudar causas e princípios últimos de toda a realidade, todos os seres, sem restrição. Ao contrário das demais ciências, que investigam coisas particulares (como a matemática estuda os números), a Metafísica se dedica à substância de todas as coisas.1

Em seu canal no Youtube, o professor Guilherme Freire fala sobre Filosofia, educação, religião e vida intelectual. No vídeo a seguir ele resume o conceito de Metafísica e lança as bases para nos estimular a uma busca por conhecimento mais profundo sobre todas as coisas.

O que é Metafísica?

Deus, o motor eterno

Segundo Aristóteles, o primeiro motor imóvel deve ser ato puro, isto é, sem qualquer tipo de potência em seu ser. Se ele tivesse potência, não poderia ser fonte absoluta do movimento, pois ele mesmo seria um ser móvel. Por isso o primeiro motor é também imutável. Ora, já que ele não tem potência, consequentemente não tem matéria em sua composição, pois a matéria é a base de toda mudança, potência pura, princípio indeterminado. O motor imóvel, portanto, não é uma substância composta de matéria e forma, mas sim uma substância suprassensível. Para Aristóteles, o movimento é eterno, por isso é necessário também um motor que seja eterno.2

Quem tem a função de ensinar assume grande responsabilidade quando se trata de defender a fé dos grandes erros que sempre atacaram o cristianismo. Vejamos o que diz um grande santo doutor da Igreja sobre isso:

É preciso defender a fé contra o erro
É preciso defender a fé contra o erro

Santo Tomás de Aquino absorve a metafísica clássica e a eleva a um grau sobrenatural, impressionando até os mais céticos estudiosos ateus pela agudeza de seu entendimento. Para quem busca aprofundamento, vale a pena começar lendo Metafísica, de Aristóteles3, avançando para as obras de Santo Tomás. Antes dos estudos, nunca se esqueça da oração:

Referências:

  1. Redação. Metafísica. Superinteressante. 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/metafisica/>. Acesso em: 25 ago. 2022.
  2. CAVALCANTE, Felipe . O que é o primeiro motor imóvel segundo Aristóteles? Filosofiadoinicio. 2021. Disponível em: <https://filosofiadoinicio.com/2021/08/primeiro-motor-imovel.html>. Acesso em: 25 ago. 2022.
  3. ARISTÓTELES. Metafísica (tradução: Marcelo Perine). Vol. I e II. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *