Clicky

As principais orações que cristãos católicos devem aprender - Altair Fonseca
As principais orações católicas
Orações

As principais orações que cristãos católicos devem aprender

A vida de oração é fundamental para qualquer pessoa que se reconhece pecadora e totalmente dependente da graça de Deus. É através da vida espiritual que temos contato com o Senhor e para isso é bom conhecer as principais orações que cristãos católicos devem rezar.

Veja também:

Devemos orar diariamente

Devemos buscar a Deus diariamente e conhecer as principais orações é um auxílio inicial. A partir daí, é interessante aprofundar-se, buscar leituras, meditar sobre o que precisa melhorar e contar com o auxílio do Senhor para fazer a vontade d’Ele. Um grande exemplo de pessoa que se abandonou à vontade de Deus e foi instrumento do Senhor neste muito é Santa Teresa de Calcutá.

Devemos orar diariamente
Devemos orar diariamente

As principais orações que cristãos católicos devem aprender

SINAL DA CRUZ

Em nome do Pai
e do Filho
e do Espírito Santo.
Amém.

PERSIGNAR-SE

Pelo sinal (†) da santa cruz,
livrai-nos, Deus (†) Nosso Senhor,
dos nossos (†) inimigos.

PAI NOSSO

Pai nosso que estais nos céus,
santificado seja o vosso nome;
venha a nós o vosso reino;
seja feita a vossa vontade,
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido;
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal. Amém.

AVE MARIA

Ave, Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,
agora e na hora de nossa morte. Amém.

GLÓRIA
(Louvor à Santíssima Trindade)

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
Como era no princípio,
agora e sempre. Amém.

PROFISSÃO DE FÉ
(Símbolo dos Apóstolos)

Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus, Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

PROFISSÃO DE FÉ
(Símbolo Niceno-Constantinopolitano)

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai! Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus, e se encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado, sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja: una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

ORAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da Terra.
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo, ensinai-me o que devo pensar,
O que devo dizer, o que devo calar,
O que devo escrever, o que devo fazer,
Como devo agir para obter o meu bem,
E o bem de todos, o cumprimento
Da minha missão e a recompensa eterna. Amém.

ATOS DE FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE

Ato de Fé: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, creio em vós porque sois a verdade infinita! Aumentai a minha fé.

Ato de Esperança: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, espero em vós porque sois a bondade infinita! Aumentai a minha esperança.

Ato de Caridade: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos amo sobre todas as coisas, porque sois o Deus Uno e Trino, infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas. Aumentai o meu amor por vós e pelo meu próximo.

ATO DE CONTRIÇÃO

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu! Por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, por vos ter ofendido. Pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno. Mas proponho firmemente, ajudado com o auxílio de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. E espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.

ATO DE ARREPENDIMENTO

Meu Deus e meu Pai, tende piedade de mim!
Curai-me, porque eu pequei contra vós.
Meu Jesus, misericórdia!
Eu me arrependo de vos ter ofendido.

Concedei-me a graça de não cometer o pecado e fugir das ocasiões de pecar.
Dai-me a graça de cumprir bem os meus deveres de cristão. Amém.

ATO DE OFERECIMENTO

Senhor Jesus, entrego a vós minhas mãos,
Para fazer vosso trabalho;
Entrego meus pés, para seguir vosso caminho;
Entrego meus olhos, para ver como vós vedes;
Entrego minha língua, para falar vossas palavras;
Entrego a minha mente, para que penseis por mim;
Entrego meu espírito, para que vós oreis por mim;
Entrego a vós meu coração, para que por mim e
Em mim ameis ao Pai e a todas as pessoas. Amém.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *