Clicky

A praga do cancelamento e a provação dos que vivem para servir a Deus - Altair Fonseca
Cancelamento
Notícias e análises

A praga do cancelamento e a provação dos que vivem para servir a Deus

Vivemos tempos de ódio e uma grande perseguição e opressão vem sendo praticada em nome de um falso amor. O cancelamento de quem pensa diferente sem justificativa plausível vem sendo utilizado como instrumento de controle e censura, principalmente aos valores pregados por Jesus Cristo. Mas o que é o cancelamento e que desafios aqueles que servem a Deus estão enfrentando neste tempo?

Veja também:

O que é o cancelamento?

A cultura do cancelamento é uma maneira moderna de total exclusão onde uma pessoa ou um grupo é expulsa de uma posição de influência ou fama devido a atitudes consideradas questionáveis — seja online, no mundo real ou em ambos. É uma espécie de boicote em que um indivíduo, grupo ou instituição é “cancelado”. Eles são excluídos ao ponto de sofrerem um grave prejuízo na carreira e na vida pessoal. A expressão “cultura de cancelamento” tem sobretudo conotações negativas e é normalmente usada em debates sobre liberdade de expressão e censura.

O cancelamento dos cristãos

A conduta moral que foi sendo aperfeiçoada pelo cristianismo há mais de 2 mil anos é baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo. Quando os cristãos são perseguidos e forçados a concordarem com o aniquilamento de seus princípios por ideologias modernas, correm o risco de serem cancelados se não concordarem com o sistema atual. É o que já tem acontecido com quem busca dar um testemunho de vida autêntico e viver a sadia radicalidade do evangelho.

Mesmo diante da ameaça de cancelamento, o seguidor de Cristo deve tomar a sua cruz e não desistir até o fim. O Senhor é muito claro ao dizer que no mundo teremos tribulações e a Palavra deixa claro que a provação faz parte de todos aqueles que entram para o serviço de Deus.

Prepara a tua alma para a provação
Prepara a tua alma para a provação

Sobre o assunto que estamos tratando, é muito útil meditar a sequência do texto em Eclo 2, 4-23:

“Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais; vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa. Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada? Pois Deus é cheio de bondade e de misericórdia, ele perdoa os pecados no dia da aflição. Ele é o protetor de todos os que verdadeiramente o procuram. Ai do coração fingido, dos lábios perversos, das mãos malfazejas, do pecador que leva na terra uma vida de duplicidade; ai dos corações tímidos que não confiam em Deus, e que Deus, por essa razão, não protege; ai daqueles que perderam a paciência, que saíram do caminho reto, e se transviaram nos maus caminhos. Que farão eles quando o Senhor começar o exame? Aqueles que temem o Senhor não são incrédulos à sua palavra, e os que o amam permanecem em sua vereda. Aqueles que temem o Senhor procuram agradar-lhe, aqueles que o amam satisfazem-se na sua Lei. Aqueles que temem o Senhor preparam o coração, santificam suas almas na presença dele. Aqueles que temem o Senhor guardam os seus mandamentos, têm paciência até que ele lance os olhos sobre eles, dizendo: ‘Se não fizermos penitência, cairemos nas mãos do Senhor, e não nas mãos dos homens’, pois a misericórdia dele está na medida de sua grandeza.”

Você busca a verdade ou apenas quer apenas que te aceitem?

Quem baseia a sua vida numa luta por agradar e alcançar a aceitação acaba afastando-se totalmente da verdade. A seguir você confere um vídeo curto, que faz parte de uma chamada para um curso do Pe. Paulo Ricardo sobre um livro de C.S. Lewis chamado Cartas de um diabo a seu aprendiz.

Você busca a Verdade ou busca ser aceito socialmente?

Famílias atacadas, igrejas invadidas, séries que blasfemam contra Deus, entre outras realidades, fazem parte dos ataques. Entretanto, quem levanta sua voz contra as ideologias nefastas que destroem o ser humano é cancelado. Não se assuste quando as forças do mal se levantarem contra aqueles que seguem os mandamentos do Senhor. Tudo isso foi previsto, mas também é certo que as portas do Inferno nunca prevalecerão contra a Igreja de Cristo.


Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *