Clicky

Quem se mata vai direto para o inferno? Veja a resposta da Igreja - Altair Fonseca
A resposta da Igreja sobre quem tira a própria vida
Conhecimento da Igreja Católica

Quem se mata vai direto para o inferno? Veja a resposta da Igreja

Quem se mata vai direto para o inferno? Essa pergunta tira a paz de pessoas religiosas que sofrem duplamente: em primeiro lugar, por terem perdido um ente querido; em segundo, pela falta de esperança sobre sua salvação. Precisamos entender que ninguém está em condição de julgar, salvando ou condenando, a não ser Jesus Cristo que é o Justo Juiz. É óbvio que o Senhor deixou um itinerário para a salvação nos 10 mandamentos e se revelou como caminho, verdade e vida. Negar com todas as forças e renunciar a Deus até o fim da vida realmente torna grande o risco de condenação, mas os desígnios de Deus são impenetráveis e vamos meditar sobre isso hoje.

Veja também:

Algumas considerações da Igreja

A seguir, partilho com você alguns parágrafos do Catecismo da Igreja Católica (CIC) para que meditemos juntos sobre o valor da vida e o respeito que todo ser humano deve ter a este dom de Deus.

CIC 2280Cada qual é responsável perante Deus pela vida que Ele lhe deu. Deus é o senhor soberano da vida; devemos recebê-la com reconhecimento e preservá-la para sua honra e salvação das nossas almas. Nós somos administradores e não proprietários da vida que Deus nos confiou; não podemos dispor dela.

CIC 2281: O suicídio contraria a inclinação natural do ser humano para conservar e perpetuar a sua vida. É gravemente contrário ao justo amor de si mesmo. Ofende igualmente o amor do próximo, porque quebra injustamente os laços de solidariedade com as sociedades familiar, nacional e humana, em relação às quais temos obrigações a cumprir. O suicídio é contrário ao amor do Deus vivo.

CIC 2282Se for cometido com a intenção de servir de exemplo, sobretudo para os jovens, o suicídio assume ainda a gravidade do escândalo. A cooperação voluntária no suicídio é contrária à lei moral. Perturbações psíquicas graves, a angústia ou o temor grave duma provação, dum sofrimento, da tortura, são circunstâncias que podem diminuir a responsabilidade do suicida.

Mas afinal, quem se mata vai direto para o inferno?

O Catecismo da Igreja Católica nos orienta a não cair no desespero sobre a salvação daqueles que se mataram. A misericórdia de Deus é infinita e alcança caminhos que desconhecemos, portanto, o que podemos fazer é rezar ardentemente por todos os que se foram nessa triste condição.

O que a Igreja diz sobre o suicídio
O que a Igreja diz sobre o suicídio

Exatamente sobre este assunto fiz um vídeo parta tratá-lo da maneira mais humana e misericordiosa possível. Assista:

Quem se mata vai direto para o inferno?

Que essa resposta da Igreja mostre a misericórdia de Deus a muitos corações atribulados. Se você conhece alguma família que sofre com essa triste situação, não deixe de compartilhar este conteúdo e estimule-os a entrar em oração.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *