Ícone do site Altair Fonseca

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós

Sagrado Coração de Jesus nós temos confiança em Vós

Sagrado Coração de Jesus nós temos confiança em Vós

Atualmente a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel que se comemora na segunda sexta-feira após a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Entretanto, é uma devoção muito antiga já divulgada pelos Padres da Igreja. Aliás, é importante que saibamos que tudo brota daquele Coração “manso e humilde” por nós transpassado pela lança do soldado Longino, na Cruz do Calvário. Dele saiu sangue e água, símbolos do Batismo e da Eucaristia, e também da Igreja, Esposa de Cristo, que nasce do lado aberto do novo Adão, como Eva nasceu do lado aberto do primeiro.

Veja também:

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Como já citado no início do artigo, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito antiga, mas ganhou um novo impulso com após as visões de Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690), difundidas por seu confessor São Claude de la Colombière (1673-1675). Era uma época difícil, onde havia uma heresia chamada Jansenismo, de Jansen, que pregava um cristianismo triste, no qual poucos se salvavam e se disseminava um medo de receber Jesus eucarístico, além de outras mentiras.

Jesus, manso e humilde, para eliminar essa tristeza, mostrou seu Coração humano e misericordioso a Santa Margarida, como tábua de salvação para todos os pecadores que nele confiassem. Quando a santa estava totalmente recolhida, em profunda oração, viu pela porta do tabernáculo sair uma espécie de vapor que foi se transformando na figura de um homem que se encaminhou até ela e ali na sua presença abriu a túnica que lhe cobria o peito, lhe mostrando o coração em chamas inextinguível e lhe disse:

Eis o coração que tanto amou o mundo

Santa Margarida Maria Alacoque

Santa Margarida Maria Alacoque foi uma freira que permaneceu dentro dos muros do seu convento das visitandinas de Paray-le-Monial, da Ordem da Visitação de Santa Maria. Esta instituição religiosa foi fundada por São Francisco de Sales (1567-1622) e Santa Joana de Chantal (1572-1641). Santa Margarida morreu antes de completar 45 anos, em 17 de outubro de 1690, sendo canonizada em 1920, pelo papa Bento XV.

Santa Margarida Maria Alacoque vê Jesus

Após 150 anos de grandes dificuldades impostas especialmente pelos jansenistas e o terror da Revolução Francesa, em 1856, Pio IX instituiu a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus propondo, segundo a recomendação dos santos, a consagração do mundo ao Coração de Jesus. Duzentos anos depois que Santa Margarida pediu ao Rei Luís XIV a consagração da França ao Coração de Jesus, o grande presidente do Equador, Gabriel Garcia Moreno, consagrou seu país em 1873. Vários Papas incentivarem esta devoção através de encíclicas.

Numerosas foram as promessas do Sagrado Coração de Jesus, dentre as quais se destacam:

1. Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.

2. Eu farei reinar a paz em suas famílias.

3. Eu os consolarei em todas as suas aflições.

4. Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na morte.

5. Derramarei muitíssimas bênçãos sobre todas as suas empresas.

6. Os pecadores encontrão em meu Coração a fonte e o mar infinito da misericórdia.

7. As almas tíbias se tornarão fervorosas.

8. As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a grande perfeição.

9. Abençoarei Eu mesmo as casas onde a imagem do meu Coração estiver exposta e venerada.

10. Darei aos sacerdotes o dom de abrandar os corações mais endurecidos.

11. As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Coração e dele nunca serão apagados.

12. No excesso da misericórdia do meu amor todo poderoso darei a graça da perseverança final aos que comungarem na primeira sexta feira de nove meses seguidos.

Sagrado Coração de Jesusnós temos confiança em Vós.

Sair da versão mobile