Clicky

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a unidade do gênero humano foi desfeita pelo pecado - Altair Fonseca
O pecado da humanidade
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a unidade do gênero humano foi desfeita pelo pecado

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre a unidade do gênero humano desfeita pelo pecado.

A unidade do gênero humano foi desfeita pelo pecado

O Catecismo da Igreja Católica,1 no parágrafo 56, ensina: “Desfeita a unidade do gênero humano pelo pecado, Deus procura, antes de tudo, salvar a humanidade, intervindo em cada uma de suas partes. A Aliança com Noé, depois do dilúvio,2 exprime o princípio da economia divina para com as ‘nações’, isto é, para com os homens agrupados ‘segundo seu país, língua, família e nação’ (Gn 10,5)”.3

Reflita. Você percebe a humanidade se dividindo em grupos cada vez mais fragmentados? Percebe que as pessoas estão adentrando em extremismos que as levam a odiar-se? Pois bem, tudo isso é fruto do pecado que rompeu a unidade do gênero humano. Agora, somos totalmente dependentes da graça e da bondade de Deus para não sucumbirmos no lodo do mal e do pecado.

a unidade do gênero humano foi desfeita pelo pecado
A unidade do gênero humano foi desfeita pelo pecado

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. Cf. Gn 9,9.

3. Cf. Gn 10,20-31.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *