Clicky

Deus não castiga? O que você acha? - Altair Fonseca
Será que Deus castiga
Reflexões e Meditações

Deus não castiga? O que você acha?

Com o tempo, muitas palavras vão sendo usadas de maneira equivocada e vão adquirindo um sentido diferente do original. Por exemplo, muitos dizem que Deus não castiga, mas será mesmo? A seguir, vamos refletir sobre o significado atual e a origem da palavra “castigo” para entender o que a Palavra de Deus quer dizer quando fala abertamente que Deus castiga.

O atual significado da palavra castigo

Para a nossa pesquisa, usamos o dicionário Aulete Digital, que define a palavra castigo da seguinte maneira:

(cas.ti.go)

sm.

1. Ação que se decide tomar contra alguém considerado culpado de um ato mau ou danoso, e que consiste em impor algum tipo de sofrimento (físico ou moral), ou diminuir seu bem-estar, ou restringir sua liberdade, ou exigir algum tipo de pagamento ou compensação, um pedido formal de perdão etc; punição (castigos corporais); PENA: “…receberá o castigo que merece sua inqualificável rebeldia.” (Bernardo Guimarães, A escrava Isaura)) [ Antôn.: prêmio; recompensa ].

2. Aquilo (ação alheia, fato casual, modificação das circunstâncias) que acontece a alguém e lhe é prejudicial, considerado como resultado de algum erro anterior cometido pela pessoa, e equivalente a um castigo (1): A equipe não se esforçou em campo, e a derrota com um gol sofrido no último minuto foi um castigo merecido.

3. Repreensão, reprimenda, escarmento.

4. Fig. Aquilo que causa sofrimento, mortificação; tormento: A ausência da amada era-lhe um castigo constante.

5. Fig. Aquilo que importuna muito, ou qualquer coisa que se faz ou à qual alguém se submete por obrigação e sem prazer: Essa espera por notícias é um castigo: .Usar terno no verão é um castigo.

6. Fig. Revés, fracasso ou derrota imerecidos, humilhantes.

7. Má sorte; acaso prejudicial.

8. Bras. Pop. Surra.

A partir dos dicionários, podemos perceber que a palavra castigo tomou o aspecto de algo ruim, uma repreensão, uma punição, má sorte, algo amargo e que deve ser a todo custo rejeitado. Claro, com todos esses significados negativos, é natural que busquemos evitar o castigo como algo sempre desagradável, inclusive, até o uso da palavra castigo tem sido evitado por isso. Mas te convido a ir além na compreensão do significado da palavra castigo, entendendo a sua origem.

A origem da palavra castigo

A Etimologia é o estudo da origem das palavras, que abrange a sua formação através dos elementos que a compõem e seus significado originais. A seguir, vamos entender a origem da palavra castigo com auxílio do site Origem da Palavra:

A palavra castigo vem do Latim castus, “puro, limpo, sem falta”. O verbo castificare, “tornar casto, puro”, acabou gerando o atual castigar. Notem como aquelas sábias pessoas de então já sabiam quais eram os caminhos para a elevação do espírito. Claro, em alguns casos o castigo envolve certa punição, mas o verdadeiro castigo como indicado pela origem da palavra, tem como objetivo a mudança de vida do castigado, a sua purificação, e não uma punição tirânica.

Se castigar significa tornar casto e puro, é justo dizer que Deus castiga. Dizer que Deus não castiga significa dizer que Ele não é capaz de nos tornar puros. Por desconhecimento, o que muitos estão dizendo na prática é simplesmente isso. A atual sociedade relativista busca o prazer e tenta anestesiar tudo o que envolve responsabilidade de nossa parte. Obviamente, se Deus quer nos purificar, Ele exige de nós uma resposta que muitos (mesmo dentro da Igreja) não querem dar. Portanto, quanto mais se afasta de Deus e se afunda no pecado, mais a humanidade precisa ser castigada (purificada) por Ele.

O castigo de Deus tem como objetivo a nossa salvação, como podemos ver em muitos trechos da Bíblia. Precisamos meditar sobre essa realidade e a seguir compartilho uma passagem para a nossa reflexão.

Deus castiga e salva

A seguir, medite o cântico de Tb 13,2-8:

Vós sois grande, Senhor, para sempre,
e vosso reino se estende nos séculos!
Porque vós castigais e salvais,
fazeis descer aos abismos da terra,
e de lá nos trazeis novamente:
de vossa mão nada pode escapar.

Vós que sois de Israel, dai-lhe graças
e por entre as nações celebrai-o!
O Senhor dispersou-vos na terra
para narrardes sua glória entre os povos,
e fazê-los saber, para sempre,
que não há outro Deus além dele.

Castigou-nos por nossos pecados,
seu amor haverá de salvar-nos.
Compreendei o que fez para nós,
dai-lhe graças, com todo o respeito!
Vossas obras celebrem a Deus
e exaltem o Rei sempiterno!

Nesta terra do meu cativeiro,
haverei de honrá-lo e louvá-lo,
pois mostrou o seu grande poder,
sua glória à nação pecadora!
Convertei-vos, enfim, pecadores,
diante dele vivei na justiça;

e sabei que, se ele vos ama,
também vos dará seu perdão!
Eu desejo, de toda a minh’alma
alegrar-me em Deus, Rei dos céus.
Bendizei o Senhor, seus eleitos,
fazei festa e alegres louvai-o!

Nascemos de novo para uma esperança viva

São Pedro, o primeiro Papa, disse em 1Pd 1,3: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia nos fez nascer de novo, para uma esperança viva”.

Reflita. Deus nos purifica para uma vida nova, para que sejamos verdadeiramente livres e felizes, sem o peso das correntes do pecado que amarram a vida de todos que se entregam ao mal. Todos podemos participar dessa esperança quando o nosso coração se desapega dos nossos esquemas humanos para se abandonar completamente à Divina Providência que nunca nos desampara. Como é bom ser livre em Deus!

A esperança em Deus
A esperança em Deus

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

AULETE DIGITAL. Castigo. Disponível em: <https://www.aulete.com.br/castigo>. Acesso em: 6 de janeiro de 2024.

ORIGEM DA PALAVRA. Palavra castigo. Disponível em: <https://origemdapalavra.com.br>. Acesso em: 6 de janeiro de 2024.

ILITURGIA. Ofício das Leituras. Disponível em: <https://www.iliturgia.com.br/>. Acesso em: 6 de janeiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *